Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vazio sanitário da soja segue até setembro no Paraná

Determinação visa proteger as lavouras da ferrugem asiática

  • 20/06/2018
  • Foto(s): AgroTvNews
Vazio sanitário da soja segue até setembro no Paraná

Visando proteger as lavouras da ferrugem asiática, o Paraná iniciou no último dia 10 de junho o período do vazio sanitário da soja. Até 10 de setembro, ou seja, durante 90 dias, está proibido o cultivo ou a presença de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A determinação foi feita pela Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Marcílio Martins Araújo, explicou que a medida retarda o aparecimento dos primeiros focos da ferrugem asiática na cultura de verão. (Ouça o áudio Marcílio Araújo 1)

A partir de 11 de setembro, os produtores já podem iniciar o plantio das lavouras, que segue até 31 de dezembro, período chamado de calendarização do plantio. A calendarização busca evitar as aplicações sistemáticas e sucessivas de fungicidas para os focos mais tardios da doença. Araújo disse que essas medidas evitam a aplicação constante dos produtos e contribuem para que a soja permaneça como uma cultura importante no Estado. (Ouça o áudio Marcílio Araújo 2)

Durante esses 90 dias de vazio sanitário da soja, além de fiscalizar as propriedades, a Adapar também busca conscientizar os produtores sobre a importância de manter as lavouras limpas no período.

Fonte: Gerson Kaiser com AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533