Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça do Trabalho orienta bloqueio de cartões de créditos de devedores

A orientação pede ainda para que sócios de empresas com dívidas trabalhistas não tenham acesso a novos cartões

Justiça do Trabalho orienta bloqueio de cartões de créditos de devedores

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) emitiu uma orientação para que sócios de empresas com dívidas trabalhistas tenham cartões de créditos bloqueados. Além disso, a Justiça sugere que os devedores não tenham acesso a novos cartões.

A Seção Especializada do TRT-PR informa no documento que também admite, em caráter excepcional, a suspensão da carteira de motorista e a retenção do passaporte.

Até a publicação do documento, em abril, quatro sentenças de 2018 já tinham determinado o bloqueio de cartão de crédito de devedores.

 

Precedente

 

Em uma dessas decisões, de 23 de janeiro, o desembargador Célio Horst Waldraff afirma que a Justiça não pretende adotar efetivamente medidas como o bloqueio de cartões de crédito e a suspensão da carteira de motorista.

“O que se almeja efetivamente e ao fim e ao cabo é que o executado pague a dívida”, esclarece.

 

Na ocasião, Waldraff defendeu o bloqueio do cartão de crédito dos donos de uma padaria que não pagaram um acordo de R$ 1,5 mil, dividido em três vezes, feito em 2007. Conforme o desembargador, a ação foi ajuizada por uma balconista que trabalhou no estabelecimento por 45 dias sem receber nada.

Fonte: g1