Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Geada, frio e clima seco: o que esperar dos próximos dias no Paraná?

Até o final do mês não há previsão de chuva significativa

  • 21/07/2018
  • Foto(s): gazetadopovo
Geada, frio e clima seco: o que esperar dos próximos dias no Paraná?

Com algumas regiões sem chuva há um mês no Paraná, o estado deve continuar com clima seco nos próximos dias. Para piorar a situação da agricultura, há o risco de formação de geadas, mesmo que fracas, especialmente no Sul do estado.

As informações são do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Luiz Renato Lazinski. A probabilidade de resfriamento do ar é confirmada pelo Alerta Geada do Simepar, que prevê para domingo “declínio da temperatura nas regiões sudoeste e centro-sul do Paraná, com pequena chance para a formação de geadas fracas, em áreas protegidas do vento (vales) nestes setores”.

 “Sábado teremos uma massa de ar frio forte entrando no Sul do Brasil. Deve fazer muito frio no Rio Grande do Sul, com chance de geadas restritas ao Centro Sul do Paraná, entre domingo e segunda-feira, em regiões mais altas”, reforça Lazinski.

Ele destaca ainda que outra massa de ar frio deve chegar ao Sul e Sudoeste paranaense no final do mês.

Estiagem e agricultura

O especialista destaca que o clima deve continuar favorável ao atual período de colheita do milho safrinha, com tempo aberto. “Até o final do mês não há previsão de chuva significativa”, afirma.

Por outro lado, o desenvolvimento do trigo pode sofrer ainda mais com a estiagem. Há pouco mais de um mês, a evolução do milho nas lavouras já havia sido prejudicada pela falta de chuvas.

Já as áreas de produção de café no Paraná, ao Norte, estão a salvo - pelo menos por enquanto, sinaliza Lazinski. Mas ele lembra que o período de probabilidade de formação gea das no estado segue em agosto e vai até o início de setembro.

Fonte: gazetadopovo

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533