Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fontes de recursos dos lindeiros

  • 31/07/2018
  • Foto(s): Ilustração
Fontes de recursos dos lindeiros

Conversando outro dia com o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden e também com o ex-diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, ficou avivada na minha memória a importância da hidrelétrica no contexto dos municípios lindeiros e recentemente, não só estes.

Os prefeitos de toda a nossa região costeira, principalmente, só não governam bem não querem ou não souberem tocar a administração pública adiante.

Além dos recursos próprios, que, na maioria dos casos, são ótimos, há os royalties que ganharam um incremente recentemente com a majoração dos percentuais aos municípios.

Ainda além dos royalties, tem a própria Itaipu que despeja recursos ajudando estes municípios com diversos programas, caso mais recente de um programa de pavimentação e de melhorias nos balneários do lago.

Vamos adiante. Fora o orçamento próprio, fora royalties e a própria Itaipu em si, tem o governo do Estado e a União, que sempre tem dinheiro para projetos interessantes e muitas vezes sem, ou com pouca contrapartida.

Então, recapitulando, há cinco fontes de recursos para as gestões locais: recursos próprios, royalties, Itaipu, governos federal e estadual.

Só falta a ONU distribuir dinheiro.

Então, caros gestores, mãos à obra, ainda mais.

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533