Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Leishmaniose Visceral é tema de capacitação em Santa Terezinha de Itaipu

  • 31/07/2018
  • Foto(s): Assessoria
Leishmaniose Visceral é tema de capacitação em Santa Terezinha de Itaipu

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e bioquímicos participaram da Capacitação Manejo Clínico em Leishmaniose Visceral. A ação realizada no Paço Municipal 3 de Maio, na última quinta-feira (26), contou com a participação dos profissionais da área de saúde de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

A capacitação teve como objetivo levar informações sobre os aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais necessários para diagnosticar, tratar, recuperar e acompanhar oportuna e adequadamente casos da doença.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Vanessa Hackernhar, a troca de informações é essencial para prevenção e combate da doença. “Procuramos sensibilizar os profissionais sobre o diagnóstico, isso porque no estágio inicial a chance de cura é maior e pode inclusive evitar internações hospitalares”, explica.

A leishmaniose

De acordo com o Ministério da Saúde, a Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico que se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado. Os transmissores são insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, pessoas residentes em áreas onde ocorrem casos de Leishmaniose Visceral, ao apresentarem febre, aumento do abdômem, cansaço, perda de peso, sangramentos, diarreia e infecções frequentes, devem procurar o serviço de saúde mais próximo o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal se não for tratada.

Fonte: Assessoria