Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ex-prefeito de Missal, servidor público e três empresas são acionados por improbidade administrativa

A ação refere-se à contratação das empresas para fornecimento de combustível para os veículos do Município

  • 10/08/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Ex-prefeito de Missal, servidor público e três empresas são acionados por improbidade administrativa

A 1ª Promotoria de Justiça de Medianeira ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Missal (município da comarca) na gestão 2013-2016, um servidor público municipal e três empresas. A ação refere-se à contratação das empresas para fornecimento de combustível para os veículos do Município.

Conforme apurou o Ministério Público, houve indícios de fraude à licitação, com direcionamento do processo licitatório para que as empresas contratadas saíssem vencedoras. Um dos empreendimentos tem como proprietário o pai do então secretário municipal de Administração. Outro pertence ao irmão de um vereador daquela gestão. A Lei de Licitações proíbe a contratação, pelo poder público, de empresas que pertençam a servidores públicos ou seus parentes, e a Lei Orgânica de Missal veta especificamente a contratação de empresas de vereadores ou seus parentes.

O MPPR argumenta na ação que há indícios de que o direcionamento da licitação teve por objetivo recompensar aliados políticos do então chefe do Executivo. O dono de uma das empresas foi doador da campanha eleitoral de 2012, na qual o prefeito foi eleito.

Além das irregularidades no processo licitatório, as investigações do MPPR constataram que houve sobrepreços nos produtos fornecidos e emissão de notas fiscais com valores diferentes daqueles constantes nas respectivas notas de liquidação.

Na ação, o Ministério Público pede a condenação dos réus às penas da Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento integral dos danos ao erário e pagamento de multa.

Fonte: Assessoria