Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após adiamento, NASA lança sonda em direção ao sol

Após adiamento, NASA lança sonda em direção ao sol

Após adiar a operação por 24h, a Agência Espacial Norte-americana (NASA) lançou na madrugada deste domingo (12) a sonda espacial Parker Solar Probe em direção ao sol. 

A decolagem do foguete Delta-IV Heavy, que carregava o dispositivo, aconteceu às 3h31 (horário local) da plataforma de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida. 

Pouco menos de uma hora após o lançamento, a Nasa confirmou que a espaçonave havia se separado com sucesso e que a sonda havia sido liberada no espaço.

A operação ocorre um dia depois de uma tentativa fracassada, quando um alarme de última hora fez a agência perder sua janela de tempo de 65 minutos. 

Após sete anos de missão, Parker Solar Probe será o veículo que chegará mais próximo do sol, uma distância de 6 milhões de quilômetros, com o objetivo de mergulhar diretamente na atmosfera externa da coroa solar, onde as temperaturas atingem picos de 1377º C. Os dados do veículo prometem desvendar mistérios de longa data sobre o comportamento do Sol que vão ajudar a detalhar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas. A operação vai durar cerca de três meses. 

Esta é a primeira nave espacial a receber o nome de uma pessoa viva, o astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que descreveu pela primeira vez o vento solar em 1958.

Fonte: Terra

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas