Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz do Iguaçu será vitrine mundial do turismo termal, de saúde e bem-estar

  • 15/08/2018
  • Foto(s): Assessoria
Foz do Iguaçu será vitrine mundial do turismo termal, de saúde e bem-estar

O turismo termal de saúde e bem-estar estará em evidência mundial em Foz do Iguaçu. A cidade será a sede do maior evento do segmento, a Termatalia, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. 

A feira terá como slogan “A energia das águas”, em referência às águas mineromedicinais do Aquífero Guarani, e reunirá atrativos termais e de wellness spa, agências de viagens, operadores de turismo, jornalistas e especialistas de 25 países. Cerca de 80% dos estandes já foram comercializados para o evento.

É a primeira vez que a feira acontece em um país de língua portuguesa. Captado pela Gestão Integrada do Turismo, a Termatalia conta com apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, Governo do Estado do Paraná e Embratur, além de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo.

“Ter sido escolhida como sede do evento, vai permitir a Foz do Iguaçu se posicionar internacionalmente como destino termal e de saúde. A feira vai conectar a América do Sul, Europa e Ásia, gerando oportunidades de negócio, com a abertura de novos canais de comercialização e transferência de conhecimento, além de fomentar o intercâmbio de experiências”, explica o diretor da Fundação Feiras e Exposições de Ourense, a Expourense, Alejandro Rubín.

Tendência

Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional. Hoje 6,5% do total de viagens de turismo são escolhidas com base no turismo de saúde e bem-estar, apontam estudos divulgados pela organização da Termatalia.

“A Organização Mundial de Turismo (OMT) e o Fórum Econômico Mundial indicam que o turismo de natureza e o turismo de saúde serão a tendência de viagens nos próximos 10 anos. Estamos conectados com esse movimento”, destaca o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Novos investimentos

A realização da Termatalia vai se tornar um marco no desenvolvimento do turismo de Foz, avalia o presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva. Na opinião dele, o evento já despertou o interesse de empresários com investimentos em hotéis e parques aquáticos. Um exemplo é o Blue Park, que terá a primeira fase inaugurada em dezembro deste ano. Entre as principais atrações do parque aquático está uma praia termal, com ondas, é um novo hotel com 420 apartamentos.

“Queremos que o cliente venha para cá e tenha contemplação, hotelaria inigualável, gastronomia, compras, e também as águas termais, transformando a nossa região em um destino termal”, avalia.

Oportunidade de negócio

O delegado comercial do evento em Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, adianta que serão cerca de 200 estandes com empresas de todo o mundo, expondo durante a feira. “É um evento muito técnico e ao mesmo tempo comercial. A cidade tem um momento ímpar de aprender a lidar com termalismo. Temos água termal e nossa cidade pode aproveitar muito esses conhecedores que estão vindos para cá. Cerca de 80% dos estandes já estão  negociados”, explica.

Eventos paralelos

Além da feira, Foz do Iguaçu sediará a Jornada de Hidrologia Médica, que terá parceria com o curso de medicina da Unila,  o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e o Capítulo Extraordinário da milenar Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos).

Fonte: Assessoria