Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tenente-coronel é denunciado pelo MP por assediar sexualmente jovens policiais

Tenente-coronel é denunciado pelo MP por assediar sexualmente jovens policiais

Um tenente-coronel da Polícia Militar foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Mato Grosso por supostamente assediar sexualmente jovens policiais militares. A denúncia, que está em segredo de Justiça, foi feita no dia 10 de agosto e divulgada nessa terça-feira (14).

Joel Outo Matos, de 48 anos, teria cometido assédios quando era comandante do batalhão da PM em Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá. O MP diz que ele se aproveitava do cargo para assediar as policiais que eram investigadas ou alvos de processos administrativos. Em troca, ele prometia 'aliviar a barra' para não puni-las.

Em uma nota divulgada em uma rede social, o tenente-coronel negou as acusações. Ele disse que a situação foi forjada por uma policial militar.

A denúncia foi feita pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá pelo crime de concussão. Ele é acusado de exigir vantagem indevida de jovens PMs, pressionando-as para a prática de relações sexuais.

Na denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza, foram apresentadas declarações de três vítimas.

Denúncias

Uma das policiais que denunciou o tenente-coronel é uma PM que foi investigada por suspeita de ter sequestrado, ameaçado e agredido uma moradora da região com quem teria uma desavença pessoal. A situação ocorreu em 2016.

Segundo consta a denúncia, a policial passou a sofrer constantes exigências por parte do tenente-coronel para que ficasse com ele e tivesse relações sexuais.

Em troca, o tenente iria 'aliviar' e 'não ferraria' na investigação contra ela por causa do episódio daquele ano.

A policial, ao negar os pedidos, era ameaçada e informada que 'perderia a farda'.

Os assédios ocorreram por quase oito meses pelo WhatsApp e também no gabinete do comando da PM.

Em outro caso, com outra policial e no mesmo ano, a segunda vítima relatou que passou a ser assediada depois de registrar um boletim de ocorrência contra o companheiro dela, também PM em Vila Rica.

A policial afirmou que o tenente-coronel interferiu na situação e passou a dizer que 'a única forma de ajudá-la e não prejudicá-la, era ter relação sexual com ele'.

 

Outro lado

 

O tenente-coronel declarou, em uma rede social, que o caso é de 'uma acusação leviana de uma criminosa'.

Ele explicou que naquele ano recebeu uma ligação dizendo que a policial havia sequestrado uma jovem e tentado matá-la.

“De imediato determinei o afastamento dela do serviço operacional, instauração de procedimento administrativo, onde a mesma foi punida com prisão”, explicou o tenente-coronel.

“Tal medida não agradou a policial militar, que achando que eu a prejudicava formulou denúncia com o objetivo inicial de me afastar do comando local da PM, forjando mensagens de WhatsApp”, completou.

O policial conclui dizendo que o abuso nunca aconteceu e que 'Deus vai fazer Justiça'.

Fonte: g1