Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Criança com meningite bacteriana está em coma na UTI do HU

Destaca-se a importância da vacinação na prevenção da doença

  • 15/08/2018
  • Foto(s): Google Street View
  • Região
Criança com meningite bacteriana está em coma na UTI do HU

Uma criança, de oito anos, está internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Cascavel nesta quarta-feira (15), diagnosticada com meningite bacteriana. O menino é morador de Corbélia e este é o primeiro caso da doença registrado na cidade neste ano.

De acordo com a 10ª Regional da Secretaria de Saúde, que atende Cascavel e região, a criança foi levada pela primeira vez para uma unidade de saúde na quarta-feira passada (8), com febre e dores abdominais, que não são sintomas característicos de meningite. Ela foi atendida por um pediatra, medicada e liberada, porém, na sexta-feira (10), teve uma crise convulsiva e os pais a levaram até o hospital de Corbélia.

No hospital do município, os médicos levantaram a hipótese do caso se tratar da doença, apesar dos sintomas ainda não baterem com a meningite. O menino foi submetido à um exame, que deu positivo para a enfermidade, com uma bactéria com baixo contágio. A criança teve mais duas crises convulsivas e uma parada cardiorrespiratória, e foi transferida com urgência para o Hospital Universitário de Cascavel, onde foi levada para a UTI.

De acordo com o enfermeiro de epidemiologia da 10ª Regional, Marcelo Furtado, o estado de saúde da criança é gravíssimo, ela está em coma e não tem apresentado melhora desde que foi internada. Apesar de diagnosticada cedo, a doença evoluiu rapidamente. Furtado ainda destacou a importância da vacinação na prevenção da meningite. “As três formas mais graves da meningite podem ser prevenidas através da vacinação, por isso é muito importante que os pais estejam atentos para levar seus filhos até a unidade de saúde conforme prevê o calendário”, comentou.

Dados

Conforme os dados levantados pela 10ª Regional, por ano, são em média 60 casos de meningite diagnosticados na área de atendimento da unidade. Neste ano, já foram 40 casos, entre eles as bacterianas, virais e por fungo. 27 dos casos foram registrados em Cascavel. Em 2018, duas pessoas morreram pela doença, ambas causadas por bactéria.

Fonte: massanews