Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Começa hoje o período de campanha eleitoral e população deve ficar atenta a irregularidades

Candidatos estão autorizados fazer campanha e pedir voto

  • 16/08/2018
  • Foto(s): Divulgação
Começa hoje o período de campanha eleitoral e população deve ficar atenta a irregularidades

Terminou as 19h00 de ontem, quarta-feira, 15, o prazo para o registro de candidaturas para a eleição de 2018. Com o fim deste período, a partir de hoje os candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente iniciam oficialmente a campanha eleitoral, sendo autorizado o pedido de voto.

A partir desta quinta, os candidatos podem realizar comícios, carreatas, distribuir material gráfico, como folders, santinhos, adesivos, cartazes, faixas e bandeiras, fazer propaganda na internet (desde que não paga), entre outras, mas tem algumas restrições na campanha, conforme explica o promotor eleitoral da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Pedro Gabriel Hayashi Almeida Machado. (Ouça o áudio Dr. Pedro Gabriel 1)

O promotor destacou ainda que é muito importante a participação dos eleitores como auxiliares na fiscalização durante a campanha, pois a população é uma aliada no combate a corrupção e pode fazer denúncias ao constatar algo proibido. O próprio Ministério Público do Paraná (MP-PR) criou um portal para tirar dúvidas e fazer denúncias eleitorais.(Ouça o áudio Dr. Pedro Gabriel 2)

O endereço eletrônico do Ministério Público para tirar dúvidas e fazer as denúncias é o www.site.mppr.mp.br.

Só para destacar, foram registradas 13 candidaturas para presidente. Quanto a disputa a nível de Paraná, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não divulgou o número exato de candidaturas registradas para governador, senador e deputado estadual e federal.

A Justiça tem até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que vão concorrer ao pleito e confirmar se eles poderão realmente receber votos no dia 07 de outubro, data do primeiro turno.

Apesar de o período de campanha ter início, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 31 de agosto.

Fonte: Gerson Kaiser

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533