Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

De acordo com Ministério, dia D de vacinação atingiu 40% de cobertura

De acordo com Ministério, dia D de vacinação atingiu  40% de cobertura

O dia D da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite, terminou com pelo menos 40% das crianças de 1 a 5 anos imunizadas em todo país.

No Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde a vacinação contra a paralisia infantil alcançou 38,15% e a cobertura contra o sarampo 37,66%. No Mato Grosso do Sul a cobertura ficou um pouco a baixo dos paranaenses, 35,44% das crianças foram vacinadas  contra a pólio e 35,27%  contra o sarampo.

Em todo país somente no ultimo sábado, foram aplicadas mais de 9 milhões de doses da gotinha que combate a paralisia infantil e 4,5 milhões de vacinas contra o sarampo. O Balanço parcial foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Até então, apenas 16% do público alvo havia recebido as doses da campanha que vai até o dia 31 de agosto.

As vacinas devem ser aplicadas mesmo em crianças que estão com o cartão em dia, como a Giovana de 1 ano e 5 meses, ela foi ao posto com o pai o socorrista Tiago de Melo, que aproveitou o dia livre para reforçar a prevenção da filha.(áudio Tiago abaixo)

O ministro da saúde Gilberto Ochi, acompanhou a vacinação em Minas Gerais e atribuiu a baixa cobertura dos últimos anos a falsa sensação de segurança, que é propiciada  justamente pela vacina. Ele fez um alerta para que os pais não baixem a guarda em relação as doenças.(áudio Ochi abaixo)

O Brasil já tem mais de 1.200 casos confirmados  de sarampo registrados nesse ano, incluindo 7 mortes causadas pelo vírus. No caso da paralisia infantil, 312 cidades estão a baixo da meta para o controle da doença.

A campanha tem por objetivos:

  • Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Fonte: Agência Rádio Web