Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

11 benefícios da dieta mediterrânea que você deve conhecer

11 benefícios da dieta mediterrânea que você deve conhecer

A dieta mediterrânea é muito mais que uma alimentação deliciosa. Como o afirma o portal da Fundação Dieta Mediterrânea, é uma valiosa herança cultural, que representa muito mais do que uma simples orientação nutricional, saborosa e saudável. A transcendência desta dieta a levou a ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Além de ser uma forma de alimentação, envolve também tradição e costumes, além de fatores culturais. Trata-se de uma forma de alimentação que pressupõe tanto a inclusão de ingredientes saudáveis como formas de preparação saudáveis. Por suas características inerentes, é não apenas uma dieta saborosa, mas também rica em benefícios para o nosso organismo. É por isso que, neste artigo, falaremos sobre 11 benefícios da dieta mediterrânea.

Decálogo mediterrâneo

A Fundação Dieta Mediterrânea detalha uma série de qualidades deste tipo de alimentação: A principal gordura utilizada é o azeite de oliva, que contém vitamina E, betacaroteno e ácidos graxos monoinsaturados. Isso torna o azeite um grande protetor do coração. Alimentos permitidos na dieta mediterrâneaAbundância de produtos de origem vegetal, que fornecem minerais, vitaminas, fibras e água. Por exemplo: Frutas, verduras, legumes, cogumelos, frutos secos. Os cereais (massas, arroz) e o pão devem fazer parte do consumo diário, mas o melhor é consumir os integrais. São boas fontes de carboidratos, que fornecem a energia necessária para o organismo.Os alimentos mais adequados no momento são os da temporada. Os laticínios, como iogurte e queijo, devem estar presentes na refeição diária, porque fornecem proteínas, minerais e vitaminas, além de favorecerem o equilíbrio da flora intestinal. As carnes devem ser consumidas com moderação. Não são a base do prato, mas um acompanhamento. Peixes devem ser ingeridos em bastante quantidade, já que seu consumo protege o coração. O ovo é rico em proteínas e deve ser consumido várias vezes por semana, embora com moderação. A sobremesa deve ser frutas frescas — doces devem ser consumidos apenas de vez em quando. A água é a bebida por excelência para este tipo de alimentação. O vinho deve ser tomado com moderação e apenas consumido durante o almoço, já que tem propriedades antioxidantes. Por último, o exercício físico é o complemento indispensável da alimentação. Dito isto, vamos reconsiderar 11 benefícios da dieta mediterrânea.

Combater o chamado mau colesterol

Entre os principais benefícios da dieta mediterrânea, encontra-se o consumo em abundância de frutos do mar, peixes e vegetais. O consumo de carnes vermelhas deve ser moderado. Isso está relacionado a uma diminuição dos índices de colesterol.

É benéfica para o coração

A dieta mediterrânea ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, pois diminui a hipertensão arterial, graças à presença de ácidos graxos insaturados, combinados com os nutrientes dos vegetais. Esses ácidos graxos podem ser encontrados em nozes, no óleo de peixe, nas azeitonas e no abacate.

Previne o AVC (derrame)

Um dos problemas de saúde mais comuns hoje em dia são os acidentes vasculares cerebrais, mais conhecido como AVCs.
Pode incluir frutos secos na dieta mediterrânea. A dieta mediterrânea reduz significativamente o risco de sofremos com um AVC. Isso porque inclui frutos secos e azeite de oliva, que evitam o problema. Isto de acordo com os resultados do Centro de Pesquisa sobre Nutrição Humana e Envelhecimento da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, e pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III.

Evita problemas de estômago

Os nutrientes de vegetais verdes, combinados com polifenóis (substâncias antioxidantes) de maçãs e vinho tinto, funcionam como um protetor gástrico. Dessa forma, previnem-se as doenças gástricas, como as úlceras. Caso você já sofra com o problema, a dieta mediterrânea pode aliviar os sintomas.
5. Evita o mal de Alzheimer e a demência. O ovo é um item importante na dieta mediterrânea. O consumo deste alimento melhora as funções cerebrais, porque traz benefícios aos vasos sanguíneos. Por isso, diminui a probabilidade de deterioração mental em pessoas que seguem esta dieta.

Controla a diabetes

Graças à alimentação baixa em gorduras e sobremesas adocicadas, a dieta mediterrânea ajuda a controlar a diabetes tipo 2.

Ajuda contra a obesidade

O equilíbrio adequado de nutrientes, o consumo moderado de carboidratos, açúcares e bebidas pasteurizadas ou gasosas, assim como a presença de vegetais, gorduras “boas” e proteínas, permite perder peso e manter o peso ideal.
A dieta mediterrânea pode ser feita durante a gravidez

Previne o mal de Parkinson

Os alimentos desta dieta têm um grande poder antioxidante, que previne a deterioração celular e reduz as chances de virmos a sofrer com o mal de Parkinson.

Protege os ossos

A ingestão adequada de produtos ricos em cálcio ajuda a fortalecer os ossos, o que ajuda a evitar as fraturas e doenças ósseas.

Contribui para a agilidade

Os alimentos nutritivos desta dieta favorecem a firmeza e a força muscular, o que se traduz em uma maior aptidão física, independentemente da idade.

Antienvelhecimento

A abundância de antioxidantes e de cálcio, assim como a diminuição da probabilidade de sofrer de várias doenças, implica uma melhor saúde física e, com isso, uma vida saudável, longa e produtiva. Como vimos, são muitos os benefícios que este regime alimentar traz para o seu organismo. Se você quiser adotar a dieta mediterrânea, consulte um especialista para que a transição seja feita da forma mais adequada.

Fonte: Melhor com saúde