Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ácido úrico: conheça ervas medicinais para tratar este mal

Ácido úrico: conheça ervas medicinais para tratar este mal

O ácido úrico é um problema muito comum atualmente. Hábitos de vida incorretos e uma má alimentação são, sem dúvidas, os principais fatores que causam o surgimento desses resíduos metabólicos em nosso sangue.

A seguir, explicaremos o que a natureza pode fazer por você caso sofra os efeitos do ácido úrico. Conheça as plantas medicinais mais indicadas para seu tratamento.

Plantas medicinais ideais para diminuir o ácido úrico do organismo
Como diminuir ácido úrico do organismo

Todos temos um nível de ácido úrico no organismo, mas enquanto esse nível está equilibrado não há problema. Entretanto, quando nos alimentamos da forma incorreta acumulamos o que se conhece como purina, que são rejeitos procedentes da contaminação das proteínas de carnes animais, além do café e das bebidas alcoólicas, principalmente.

E o que acontece quando existe um excesso de ácido úrico no corpo? Surge o que conhecemos como gota, que nada mais é do que a dor nas articulações causada por uma inflamação. E atenção, o risco mais extremo que podemos sofrer é quando podem se gerar falhas renais ou hepáticas, é preciso considerar esse ponto.

Outro dado a considerar é que o ácido úrico causa uma elevação do pH do sangue, podendo causar falhas em diferentes órgãos, queda das defesas do organismo, cansaço, doenças, fragilidade óssea, etc.

Então, o que fazer para reduzir a incidência de ácido úrico e evitar esses problemas graves? Primeiramente, eliminar o consumo de carnes vermelhas, proteínas animais, de gorduras, embutidos, álcool, farinhas refinadas, sal, açúcar, bebidas gasosas, etc…

Ao mesmo tempo, é preciso melhorar a alimentação, adicionando o consumo de vegetais, frutas, cereais. É ideal, por exemplo, aumentar o consumo de aveia, morangos e cítricos como o limão, a toranja, laranjas, etc. são opções maravilhosas.

Além disso, também é interessante conhecer as plantas medicinais que podem nos ajudar. Obviamente elas não vão substituir nenhum medicamento, mas servirão como um excelente complemento, como infusões que se tomadas diariamente ajudarão a depurar o sangue. Conheça-as melhor a seguir:

1. Plantas diuréticas que eliminam as purinas
plantas para diminuir ácido úrico

Anote: cavalinha, dente-de-leão e infusão de alcachofra são ingredientes que permitirão eliminar o excesso de líquidos, depurar toxinas, limpar o sangue e o sistema linfático e facilitar um efeito diurético excelente.

Aumentar a eliminação da urina nos ajudará precisamente a eliminar toda essa purina que as infusões limparão de nosso organismo. Será realmente benéfico.

Cairá muito bem, por exemplo, tomar as infusões depois das refeições principais. Você pode escolher a que ter parecer melhor em cada momento, pois todas elas são ideais para tratar o ácido úrico.

2. O efeito protetor do cardo mariano para controlar o ácido úrico
cardo mariano para controlar o ácido úrico

Sem dúvidas você já conhece as grandes virtudes do cardo mariano. É um grande protetor do fígado e de todas as funções hepáticas, que incluem seu efeito depurante, a formação de proteínas e a transformação de amoníaco em ureia.

O cardo mariano oferece antioxidantes e ajuda o fígado a depurar, tudo isso contribui, por sua vez, para a limpeza de nosso sangue, livrando-o da purina e dos excessos de proteínas que acabam degradando-se em nosso corpo. Que tal se começarmos o dia com uma infusão de cardo mariano? É possível encontra-lo em lojas naturais tanto como infusão como em comprimidos. São fantásticos!

3. O harpago ou “garra-do-diabo” para desinflamar
hárpago diminui os efeitos do ácido úrico

Ela não é muito conhecida, mas vale a pena provar dos efeitos dessa raiz terapêutica e curativa. É magnífica para tratar esse tipo de doença, atua diretamente sobre nossos músculos e articulações, diminuindo a inflamação causada pelo acúmulo do ácido úrico.

Se você já sofre de gota te ajudará muito, aliviando a dor e melhorando a mobilidade das articulações. Também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e é perfeita para tomar sempre que sentir dor, como analgésico natural. Não se esqueça da raiz de harpago.

Fonte: www.dicasereceitas.net