Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Terezinha de Itaipu é destaque na Gestão em Saúde

  • 05/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
Santa Terezinha de Itaipu é destaque na Gestão em Saúde

Santa Terezinha de Itaipu é a 4ª melhor do Paraná e a 40ª melhor do Brasil no serviço de saúde oferecido à população. É o que aponta o resultado do Levantamento Nacional de Governança e Gestão em Saúde, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Para o secretário da pasta, Fábio de Mello, esse resultado é fruto de investimentos, responsabilidade e compromisso do Governo Municipal com a saúde de sua população. “Isso é fruto de todos os investimentos que essa gestão vem fazendo na saúde, desde que assumiu o governo. A gente sabe que é uma área que necessita cada vez mais de recursos, sejam financeiros, humanos e técnicos e tanto o prefeito Cláudio e agora a prefeita em exercício Neide nunca se eximiram das responsabilidades junto à saúde da população. É uma satisfação para nós o resultado divulgado pelo TCU e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, destacou o secretário.

Entre os principais pontos avaliados está a promoção da atenção básica. “O governo municipal, desde 2013, colocou 100% do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros e no centro, passamos de cinco equipes para oito. Além disso, a promoção da saúde através dos programas NASF, SAD, CAPS, CEO e Centro de Especialidades Médicas, todos assumidos por esta gestão, dão qualidade às necessidades de saúde da população, bem como a UPA 24h, que promove atendimento em saúde durante todo o dia, ou seja, ninguém fica descoberto de atendimento, independente dos horários, feriados ou finais de semana”, completa o secretário.

Apesar do bom resultado obtido pelo município, o governo municipal seguirá buscando melhorar cada vez mais o atendimento, especialmente em itens onde não obteve a excelência. “É possível melhorar cada vez mais. A integração do Município com o governo do Estado e Federal é fundamental para viabilizar a captação de recursos para novos investimentos na saúde, de modo a continuar sendo promovida com qualidade e eficiência”, finaliza o secretário.

Vigilância em Saúde

As maiores notas obtidas foram no setor de Vigilância em Saúde. A nota do município nesse quesito foi 1,0, considerada aprimorada, enquanto que a média estadual ficou em 0,47 e nacional ficou em 0,45, tidas como intermediárias. As campanhas de vacinação são destaques nesse trabalho, com a cidade sempre alcançando índices satisfatórios e positivos na prevenção e controle de doenças transmissíveis.

Fonte: Assessoria