Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Método contraceptivo DIU passa a ser realizado por enfermeiras em Missal

  • 16/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
Método contraceptivo DIU passa a ser realizado por enfermeiras em Missal

As enfermeiras Venice Teresinha Kotze e Beatriz Luana Motter, participaram de um curso prático e teórico de inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino), durante os dias 12 e 13 de setembro. Portanto, elas estão, a partir de agora, habilitadas a aplicar o método contraceptivo. No dia 13, as enfermeiras receberam um grupo de voluntárias que aceitaram utilizar o DIU.  

Anteriormente, no município apenas médicos ginecologistas poderiam conduzir o procedimento. O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T, inserido no útero para atuar como contraceptivo.Apesar das vantagens que oferece, ele ainda é pouco utilizado no Brasil, sendo a escolha de cerca de 2% das mulheres em idade fértil.

Um dos principais motivos que explicam a rejeição ao DIU, segundo informações de médicos do Hospital Sírio-Libanês, é a falta de informação. Por se tratar de uma opção interna, muitas mulheres o associam a métodos invasivos, que requerem procedimento cirúrgico, por exemplo. Desta forma, a informação acaba sendo essencial para ao menos permitir que as mulheres possam escolher o método que melhor lhes agrada.

Frente aos demais métodos contraceptivos, o DIU apresenta vantagens interessantes. Ele não depende, por exemplo, de ser lembrado para surtir efeito, como é o caso da pílula, que precisa ser ministrada diariamente. Além disso, conforme ressalta o ginecologista, o DIU de cobre não tem ação à distância ou efeitos no corpo, pois sua ação é local.

A principal orientação é sempre consultar o médico, ou mesmo profissionais que possam explicar as vantagens, se há riscos, a forma como funciona, os cuidados que devem ser tomados, entre outras informações necessárias. Esses profissionais vão diagnosticar qual o melhor método contraceptivo para cada caso, conforme necessidades e características. Ressaltando, que a enfermeira Venice atende diariamente na Unidade do Portão Ocoí e a a enfermeira Beatriz na Unidade Central.

Fonte: Assessoria