Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Motorista infrator pode fazer cursos de reciclagem à distância

Motorista infrator pode fazer cursos de reciclagem à distância

Dados do Detran Paraná revelam que 356 motoristas tem a Carteira Nacional de Habilitação cassada por dia no Estado. Entre as principais causas estão o excesso de velocidade, estacionamento irregular, avanço do sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança e uso do celular ao volante.

As suspensões e cassações são aplicadas a partir de quatro situações: suspensão por infração específica (suspensão direta), suspensão por atingir 20 pontos em 12 meses, cassação por violar a penalidade de suspensão do direito de dirigir, e cassação por reincidência em infrações específicas no período de 12 meses.

Sendo que o motorista infrator só pode voltar a dirigir após realizar a reciclagem.

O prazo de suspensão pode variar de dois meses até dois anos, e caso o condutor tenha a CNH cassada, só pode retirar novamente dois anos após a penalidade.

Para agilizar esse processo, desde o começo de setembro, os motoristas podem fazer o curso de reciclagem à distância. O Detran está implantando a novidade para facilitar todo o processo.

Cláudia de Moraes, representante de uma das organizações que são habilitadas para fazer o processo no Estado, explica que uma das vantagens para o aluno está a interação e aplicabilidade do conteúdo no dia a dia. ÁUDIO 01

Os cursos são de 30 horas, ao fim das aulas o motorista realiza a prova do Detran.

Fonte: Geovani Canabarro/Paraná Portal