Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Moradores de Missal estão recebendo Bolsas de Ráfia

  • 19/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
Moradores de Missal estão recebendo Bolsas de Ráfia

Durante essa semana, a população de Missal está recebendo bolsas de ráfia, que serão utilizadas para a recolha de materiais recicláveis. O objetivo, é incentivar que a população faça a separação de forma adequada e Missal reduza o volume de materiais recicláveis junto ao lixo comum. Atualmente, 40% do lixo despejado no aterro sanitário é reciclável, e esse material é a única fonte de renda dos catadores, membros da Acamis.

A entrega é uma ação conjunta entre a própria Associação dos Catadores de Missal (Acamis) e Administração Municipal de Missal, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente. A ação conta ainda com o apoio de estagiários que estão auxiliando na entrega em todo o município. Essa entrega teve início na terça-feira, 18 de setembro, e segue até a próxima segunda-feira, 24 de setembro. Além dos moradores, do Centro, bairros e distritos, o comércio de Missal também vai receber as bolsas de ráfia.

Serão entregues duas bolsas de ráfia em cada residência e/ou estabelecimento comercial da área urbana do município. Cada família e/ou comerciante, é responsável pelas referidas bolsas, pois os catadores os devolverão no momento da coleta. Aos moradores que não estiverem nas residências, essas bolsas de Ráfia estão sendo deixadas dentro do pátio da residência, junto a uma cartilha explicativa.

O Departamento de Meio Ambiente pede a colaboração de todos para essa importante atividade de separação do material reciclável e se coloca à disposição para eventuais dúvidas.Caso alguém ainda não tenha recebido a bolsa na residência, aguarde até a segunda-feira, 24 de setembro, e após isso, se ainda não tiver recebido, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone (45)3244-1870.

Cartilha

A cartilha apresenta a destinação correta de cada tipo de material.A Bolsa Branca de Ráfia entregue, deve ser utilizada apenas para materiais recicláveis, conforme o cronograma proposto pelo Departamento de Meio Ambiente.

A coleta, separação por tipo de material, prensagem e comercialização dos materiais é feita pelos catadores da Acamis. Para a população, basta apenas separar o reciclável do não-reciclável.

A orientação é separar o lixo reciclável, colocar na bolsa branca de ráfia e colocar em frente à residência até as 8h para as regiões onde a coleta é de manhã e até as 13h30 para as coletas na parte da tarde.

O que é reciclável

Plástico:Garrafas PET, embalagens descartáveis (copos, pratos), sacos, sacolas, potes...

Papel: Jornais, revistas, embalagens, folhas em geral, panfletos, caixas, papelão...

Vidro: Garrafas, copos, embalagens, potes de conserva...

Metal: Latas de alumínio, enlatados, cobre panelas, pregos, ferragens...

O que não é reciclável?

Materiais Orgânicos: Resto de comida, cascas de frutas e legumes, guardanapos, papéis molhados ou engordurados.

Rejeitos: Papel Higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, curativos...

Os resíduos não recicláveis devem continuar sendo enviados para a coleta convencional com o caminhão compactador da prefeitura.

Atenção

De acordo com a Lei 12.305/10 deve-se devolver os seguintes resíduos para os fabricantes e/ou importadores para que possam destiná-los de forma correta:

- Embalagens de Agrotóxicos;

- Pilhas e Baterias;

- Óleos Lubrificantes;

- Lâmpadas Fluorescentes;

- Produtos Eletrônicos;

- Pneus.

Dessa maneira esses materiais não devem ser destinados juntamente com os resíduos recicláveis. O Paço Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e subprefeituras possuem pontos de coleta de pilhas e baterias. Lâmpadas Fluorescentes queimadas deve ser devolvidas nos pontos de venda.

Materiais Eletrônicos

A Coleta de materiais eletrônicos é realizada duas vezes por ano, fique atento as datas!

Óleo de Cozinha

Acondicione em litros descartáveis e entregue para reciclagem juntamente com os demais materiais.

Recolha no Interior

No interior a coleta é realizada mensalmente no começo de cada mês. Pede-se, portanto, para que os moradores coloquem nos pontos de recolha somente o material reciclável nos dias que antecedem a coleta (Na última semana de cada mês). Os materiais devem ser acondicionados preferencialmente em bolsas de ráfia.

Não deixe de consultar a Lei 12305/10 que dispõe sobre as responsabilidades e obrigações do Poder Público, fabricantes/comerciantes e de todos consumidores a respeito dos resíduos sólidos.

Cronograma de Recolha de Recicláveis

Centro - segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (manhã);

Terça-feira (Manhã) – Loteamento Dresch, Loteamento Esperança, Bairro São Francisco, Jardim Gramado, Loteamento Kotz, Loteamento Follmann, Loteamento Birck II, Loteamento Jardim do Lago, Loteamento Sausen, Loteamento Birck e Willers;

Terça-feira (Tarde) – Loteamento Marasca e Área Industrial;

Quarta-feira (Tarde) – Dom Armando, Bairro Renascer, Loteamento Panorâmico, Sítio Verde e Loteamento Pe Rick;

Quinta-feira (Manhã)– Portão Ocoí e Vista Alegre.

Fonte: Assessoria