Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Apicultores de Santa Helena iniciam manejos para safra do mel

  • 24/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
Apicultores de Santa Helena iniciam manejos para safra do mel

A safra de mel 2018-2019 está se aproximando. Na região Oeste do Paraná o período inicia em outubro de 2018 e se estende até fevereiro de 2019, seguido pela safrinha, de março a maio. Alguns manejos são necessário para o sucesso na produção, em quantidade e qualidade, que é o fator mais importante se tratando de um alimento, segundo o técnico da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, Tadeu Roque de Cristo Junior.

O período que antecede a safra, aproximadamente 60 dias antes da principal florada, corresponde a 50% de todo o processo produtivo, que são manejos como revisão das colmeias, fornecimento de alimento energético e proteico. Estes fatores irão garantir uma boa safra, somados aos outros 50%, que dependem de florações abundantes e do clima que deve ser seco e sem chuvas durante as floradas, conforme o técnico.

O processo de colheita é a primeira fase crítica para se garantir a qualidade e a manutenção das características originais do mel, sendo importante aplicar os princípios higiênicos e sanitários na condução do processo produtivo, desde o campo até a extração e envio do produto para beneficiamento.

Todos os procedimentos utilizados devem ser descritos e registrados em caderno de campo. Com a aplicação das Boas Práticas Apícolas – BPA, o apicultor assegura a qualidade do mel que entrega e permite a rastreabilidade.

As expectativas são boas para a safra que se inicia devido ao aumento considerável de colmeias na região e da crescente profissionalização dos apicultores através da assistência técnica continuada e gratuita fornecida pela Biolabore, através mdo Projeto de Agricultura Orgânica na Bacia do Paraná 3 da Itaipu Binacional, segundo Tadeu Roque de Cristo Junior.

Fonte: Assessoria