Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estudo mostra potencial de geração de energia limpa na região

A Região Oeste é apontada como área com potencial para produção de energia limpa por meio de resíduos de animais

  • 25/09/2018
  • Foto(s): Gazeta Toledo
Estudo mostra potencial de geração de energia limpa na região

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizou um estudo para avaliar o potencial de geração elétrica por fontes alternativas e o resultado apontou que cinco regiões do Paraná têm potencial para atrair investimentos em usinas de biogás e biomassa, com foco em resíduos sólidos urbanos, de animais, agrícolas e florestais. Estas fontes, só nas regiões destacadas, poderiam gerar uma quantidade próxima a 8% da energia consumida em todo o estado no de 2017.

O analista de tecnologia e inovação, Diego Rodrigues Pessoa, detalhou como teve início o projeto. (Ouça o áudio Diego Pessoa 1)

Ainda de acordo com o analista, a Região Oeste é uma das áreas com potencial para produção de energia limpa por meio de resíduos de animais. (Ouça o áudio Diego Pessoa 2)

No Sul do Estado, os resíduos florestais da madeira, como serragem, cavacos, cascas e galhos são o destaque. O potencial de geração de energia elétrica por biomassa de resíduos de madeira é hoje de 1.386 Gigawatt-hora (Gwh/ano) – 620 GWh/ano já são aproveitados por usinas locais.

Atualmente existem usinas de biogás de resíduos de animais no Oeste, mas a capacidade instalada atual destas usinas (3,6 GWh/ano) está muito abaixo do potencial de geração que ainda pode ser explorado em função do volume de biomassa disponível, segundo aponta o estudo do Tecpar.

Fonte: Com informações CBN Cascavel

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533