Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cidadão aponta irregularidade ao TCE-PR e Medianeira cancela licitação

Tribunal questionou contratação de professores e técnico esportivo por meio de pregão

  • 01/10/2018
  • Foto(s): Arquivo
Cidadão aponta irregularidade ao TCE-PR e Medianeira cancela licitação

A fiscalização preventiva realizada pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) com o auxílio do controle social levou a Prefeitura de Medianeira a cancelar licitação para contratar profissionais que, por lei, deveriam ser admitidos por meio de concurso público ou teste seletivo. O pregão 58/2018 tinha o objetivo de contratar professores de educação física e técnico esportivo.

A ocorrência das irregularidades na licitação foi informada à Ouvidoria do TCE-PR por cidadão de Medianeira. Após formalizar o atendimento, a Ouvidoria enviou à Cage (Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão) pedido de parecer técnico sobre a licitação. Ao avaliar o edital, a unidade técnica comprovou a irregularidade.

Em apontamento preliminar de acompanhamento enviado à Prefeitura de Medianeira, a Cage informou que as funções de professor de educação física e técnico esportivo compõem o quadro próprio de servidores da administração municipal. Portanto, o seu provimento não deve ocorrer por meio de licitação, mas por concurso público ou teste seletivo para emprego temporário.

O TCE-PR apontou que o objeto do pregão 58/2018 feria o artigo 37 da Constituição Federal, que prevê o amplo acesso aos cargos públicos, em defesa dos princípios da eficiência, da moralidade, da legalidade e da impessoalidade.

Em resposta ao apontamento, a administração municipal comprovou o cancelamento do pregão 58/2018. O aviso do cancelamento foi publicado em 11 de setembro, no Diário Eletrônico do Município.

Fonte: MP-PR