Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Samu orienta crianças na Semana do Trânsito em Missal

  • 02/10/2018
  • Foto(s): Assessoria
Samu orienta crianças na Semana do Trânsito em Missal

Entre os dias 24 de setembro e 01 de outubro, em alusão a Semana do Trânsito, os funcionários do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) de Missal, prepararam uma série de atividades de orientação aos alunos da Rede Municipal de Educação. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. 

Entre as atividades, ilustrações com a participação das crianças, elas que já conhecem muitas das orientações apresentadas. O principal objetivo é reforçar e relembrar as obrigações de condutores/motoristas, passageiros, pedestres, motociclistas e ciclistas.

Dentre as atividades realizadas, houve um enfoque muito grande em relação ao uso do cinto de segurança. Foi apresentada a importância de a criança usar o cinto, sentar no banco traseiro, o uso da cadeirinha ou assento de elevação. Outro ponto abordado, foi sobre o uso correto das faixas de pedestres, bem como do compromisso do pedestre para com os veículos. Todos devem respeitar o trânsito. Ciclistas também tem suas obrigações no trânsito.

Os alunos receberam ainda, informações sobre as placas de sinalização e o semáforo, os quais mostram que todo condutor precisa conhecer a sinalização e respeita-la, para que o trânsito flua de forma correta e saudável.

De acordo com as informações da própria equipe do Samu, é que esse trabalho é de suma importância, pois são as crianças que serão propagadoras e também fiscais dos pais/adultos. Elas corrigem e cobram dos mesmos, comportamentos corretos. Da mesma forma, estimula na criança, desde cedo, a consciência e o respeito no trânsito para a formação de adultos conscientes.

A equipe realizou o sorteio de algumas crianças para conhecer e dar uma volta na ambulância, mostrando um pouco do trabalho do SAMU 192, divulgando a importância do acionamento do serviço e a importância deste serviço para o município. Para as crianças menores foi realizado um sorteio para ser o samuzinho, ajudante do SAMU, onde a sorteada usava o macacão do samuzinho e auxiliava a equipe, momento de muito orgulho e curtição das crianças, onde demonstraram alegria em fazer parte da equipe.

Toda a equipe do Samu, bem como a secretaria de saúde, realiza constantemente trabalhos, campanhas e orientações com intuito de melhorar a qualidade de vida do cidadão. A equipe SAMU preocupada com a vida do próximo, sabendo das sequelas e vendo muitos que findam suas vidas na estrada, vem sempre trabalhando junto à comunidade com intuito de conscientizar a tornar atitudes que mudemas ações para prevenção de acidentes.

Fonte: Assessoria