Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupos de ciclistas da região organizam a terceira edição da Ciclo Romaria

  • 10/10/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Grupos de ciclistas da região organizam a terceira edição da Ciclo Romaria

Os grupos de ciclistas Coiotes do Pedal de Santa Helena, Pedalando Missal e Ita Bike, de Itaipulândia, com o apoio da Adetur Cataratas e Caminhos estão organizando os preparativos para a 3ª edição da Ciclo Romaria. A pedalada acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.

Os participantes percorrerão um trajeto de aproximadamente 65 km, que valoriza o turismo religioso da região. Este roteiro faz parte do projeto de estruturação de rotas turísticas regionais que está sendo desenvolvido pela Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional, denominado Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. Atualmente, a rota está em uma fase de sinalização do trecho, com a implantação das placas e pedras que compõem a estrutura do roteiro turístico.

A Rota da Fé tem como objetivo potencializar o turismo religioso ligando os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, promovendo os atrativos e monumentos religiosos existentes ao longo desse caminho. O percurso prioriza as estradas rurais e caminhos alternativos, evitando ser percorrido pelas rodovias.

A programação da 3ª Ciclo Romaria inicia às 04 horas, com benção inicial no Cristo Esplendor, em Santa Helena. Na sequência haverá benção no Monumento de São Pedro e parada na Gruta de São Cristóvão em Missal, com chegada prevista para a Missa das 09 horas no Monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.

Durante o trajeto haverá parada para hidratação e reagrupamento dos participantes. A organização alerta que o percurso de cerca de 65 km não é indicado para ciclistas iniciantes, pois não haverá carro de apoio e nem seguro contra acidentes.

De acordo com a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos, a Rota da Fé surgiu dessa mobilização dos grupos de pedal que é a Ciclo Romaria. “A pedalada acontece pelo terceiro ano consecutivo e todos os grupos de ciclismo da região estão convidados a participar. Uma forma de valorizar, de potencializar essa rota e fortalecer para que o trajeto também seja percorrido em diferentes épocas do ano e não exclusivamente no dia 12, mas que possa estar sendo percorrida permanentemente ao longo de todo ano. Nas próximas semanas a empresa contratada pela Adetur estará finalizando a sinalização dessa rota”, destaca.

O representante do grupo Pedalando Missal, Paulo Eduardo Paetzold, explica que para esta edição, a organização do evento alterou o horário de saída para as 04 horas da manhã, do Cristo Esplendor em Santa Helena, a fim de evitar o calor e considerando a programação das missas no Monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. “Estamos prevendo chegar às 09 horas para a missa. Reforçamos aos participantes a importância do uso de capacete, sinalizadores e lanternas. Lembramos que cada ciclista fica responsável pelo seu retorno. Este evento incentiva a prática do ciclismo, que é uma atividade física sadia, a integração entre os ciclistas da região, a valorização do turismo religioso e da Rota da Fé”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533