Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Autoridades e produtores buscam a revogação do despacho da Funai sobre desapropriações

Na tarde desta sexta-feira (19) as 14hs, o Sindicato Rural de Terra Roxa realizará uma reunião para tratar do assunto.

  • 19/10/2018
  • Foto(s): Reprodução
Autoridades e produtores buscam a revogação do despacho da Funai sobre desapropriações

Preocupados com a situação da demarcação de terras indígenas na Região Oeste, agricultores, autoridades e representantes de diversos órgãos dos mais variados seguimentos da sociedade, vem se reunindo e articulando ações para coibir a ocupação de dezenas de propriedades rurais.


Na tarde desta sexta-feira (19) as 14hs, o Sindicato Rural de Terra Roxa realizará uma reunião para tratar do assunto. Agricultores e empresários se reunirão com o Dep. Federal Sérgio Souza o Dep. Estadual eleito Marcel Micheletto e demais lideranças, para discutir e conhecer os documentos emitidos as autoridades competentes, questionando o despacho da Funai, publicado no Diário Oficial do dia 15 de outubro.


Vagner José Rodrigues presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa, destaca que reunião é para esclarecer e orientar os produtores...(sonora)

 

A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) reforçou seu apoio à carta elaborada pelo G7 (grupo das sete principais entidades empresariais do Estado) que também questiona o despacho da Funai.


O documento do G7, destinado ao presidente Michel Temer, afirma que “tal parecer não corresponde à verdadeira situação dos índios”. De acordo com o texto as áreas requisitadas pela Funai vêm sendo exploradas por produtores rurais há anos, muito antes do marco temporal de 1988, estabelecido pela Constituição Federal.

A Funai, segue o texto, vem reiteradamente provocando confusões na região, inclusive atraindo descendentes de índios do Paraguai para a região como se fossem nativos.


Alci Rotta presidente da Caciopar, disse que o momento pede cautela para evitar possíveis conflitos entre índios e produtores...(sonora)

 

O G7 pede encarecidamente ao presidente Michel Temer, diante dos riscos que o despacho representa, para que revogue o documento da Funai, evitando assim o agravamento de um clima de tensão que há anos toma principalmente as regiões de Guaíra e de Terra Roxa, no Extremo-Oeste do Paraná.

Fonte: CONews / Com inf. Assessoria Caciopar