Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mãe leva filha para creche e avisa que não volta para buscá-la

Mãe leva filha para creche e avisa que não volta para buscá-la

Uma menina de 4 anos foi abandonada pela mãe em um centro municipal de educação infantil (Cmei) no Parque das Grevíleas, em Maringá. O caso aconteceu na segunda-feira (05), quando a mulher, de 18 anos, levou a filha na creche e disse para a diretora que não voltaria para buscá-la.

Ela ainda sugeriu que a educadora ligasse para a avó da criança, que a abrigaria. A avó, por sua vez, entregou um bilhete à direção do Cmei, informando que não tinha condições de ficar com a neta, pois morava de favor na casa de conhecidos. Uma vizinha da avó se solidarizou, levou a criança para a casa e denunciou ao Conselho Tutelar.

Carlos Bonfim, conselheiro tutelar que acompanhou o caso, diz que a mãe demonstrou frieza em todo o processo. “Ela disse que não queria mais a filha na frente da menina”, relata. “Ela nos tratou com rispidez e aparentava certo descontrole emocional.”

A mulher, que tem um filho de 1 ano e 2 meses e estaria grávida de dois meses, divide uma casa com o companheiro e os sogros. O homem e os pais não querem que a menina more com eles e se ofereceram para alugar um imóvel para que mãe e filha morassem juntas, mas a mulher negou.

A menina foi acolhida pela tia e pelo tio materno. Ao Conselho Tutelar, o casal teria dito que a criança tem sido rejeitada pela mãe desde o nascimento. Na certidão, não consta o nome do pai. Segundo Bonfim, a menina já passou dois anos na casa dos tios, mas depois retornou aos cuidados da mãe.

A partir de agora, a criança vai morar com o casal e ser acompanhada por psicólogos da rede municipal. O conselho fez um termo para que a guarda seja concedida aos tios, dando o primeiro passo para uma possível adoção.

“Apesar de ser criança, ela sente a rejeição e comentou com a tia que, talvez, se tivesse pele e olhos claros, como os filhos do companheiro da mãe, pudesse ter sido aceita pela família”, diz o conselheiro.

Neste ano, a mãe procurou atendimento no Conselho Tutelar. Na ocasião, ela afirmou que estava com dificuldades para criar a filha e gostaria que a avó assumisse o papel.

Ela vai responder por abandono de incapaz.

Fonte: paranaportal