Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro foco de ferrugem asiática após vazio sanitário é registrado em Marechal

Já foram registradas 12 ocorrências, 10 delas somente no estado do Paraná

  • 12/11/2018
  • Foto(s): Catve
Primeiro foco de ferrugem asiática após vazio sanitário é registrado em Marechal

A umidade do solo, deixada pelas chuvas, tem sido favorável para a semeadura da soja na safra 2018/2019. O problema é que as condições ideiais para o crescimento da oleaginosa são os mesmos para a ocorrência da ferrugem asiática. E com a antecipação do plantio na região Oeste do Paraná, que iniciou logo após o término do Vazio Sanitário, o primeiro foco da doença, em todo o país, foi registrado em Porto Mendes, zona rural de Marechal Cândido Rondon.

Além desse foco em área comercial, o mapa do Consórcio Antiferrugem aponta a presença de soja voluntária com ferrugem em várias regiões produtoras, indicando a presença do fungo. Já às ocorrências de fato, foram 12, até o momento, no Brasil, sendo 10 só no Paraná. A maioria delas inclusas no mapa no fim de semana. Em nota, a Embrapa Soja, solicitou que os produtores e técnicos que encontrarem ferrugem nas lavouras auxiliem a divulgar a informação, levando as folhas para as cooperativas para atualizar o site do Consórcio.

Depois do Plantio da soja o próprio agricultor faz o monitoramento da Lavoura, mas é só o engenheiro agrônomo que está habilitado para fazer o diagnóstico da ferrugem asiática e, ai sim, receitar a correta aplicação do fungicida.

O seu Eno sabe bem disso. Nessa safra ele deve plantar mais de 90 hectares de soja e a notícia de que o primeiro caso da doença foi registrado tão próximo, fez com que os cuidados, já rigorosos por aqui, fossem ainda maiores.

A estimativa do Deral é que 5,45 milhões de hectares sejam destinados ao grão no Paraná, sendo quase 1,1 milhão hectares só na região Oeste.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533