Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câncer de próstata: hábitos saudáveis ajudam a evitar a doença

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que grande parte dos casos ocorrem a partir dos 65 anos

  • 19/11/2018
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
Câncer de próstata: hábitos saudáveis ajudam a evitar a doença

O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes da doença que atinge os homens por todo o país. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 68 mil novos casos dessa doença para os anos de 2018 e 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de aproximadamente 66 casos novos para cada 100 mil homens. Para se ter uma ideia, apenas no Paraná, dados preliminares mostram 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018.

A boa noticia é que existem formas de prevenção contra essa doença. São hábitos simples, mas que podem ajudar a salvar vidas, conforme explica chefe do serviço de Urologia do Inca, Franz Campos. (Ouça o áudio Franz Campos abaixo)

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que grande parte dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Se você sentir dificuldade em urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, deve procurar um médico urologista o quanto antes.

E para incentivar os homens e conscientizar ainda mais, está sendo desenvolvida a campanha Novembro Azul, que pretende alertar todos os homens sobre o câncer de próstata e também sobre os cuidados da saúde como um todo.

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, ressalta que quanto mais precocemente a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura. (Ouça o áudio Antônio Nardi abaixo)

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.

Fonte: Gerson Kaiser com MS e AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533