Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e agência internacional de saúde pública trocam experiências sobre o combate ao tabagismo

  • 19/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
Itaipu e agência internacional de saúde pública trocam experiências sobre o combate ao tabagismo

Uma comissão da usina de Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) trouxe dos Estados Unidos (EUA) um reforço para o trabalho de vigilância e combate ao tabagismo, ação coordenada pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde), na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina.

O grupo, liderado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, se reuniu com integrantes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), agência internacional referência neste e em outros temas ligados à saúde pública – foco do GT Itaipu-Saúde.

Houve grande convergência de temas de interesse comum. O intercâmbio de informações pode render, em breve, parcerias para combater, além do tabagismo, problemas como violência e abuso sexual, prevenção de doenças de imigrantes, doenças negligenciadas não transmissíveis e arboviroses, entre outros. Ainda haverá rodadas de trabalho posteriores para identificar outros possíveis acordos de cooperação.

Participaram da reunião, além do diretor-geral brasileiro, o diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado; o assistente do diretor-geral, Luiz Paulo Johansson; e o consultor do GT Itaipu-Saúde, Luiz Fernando de Oliveira Ribas. Por parte do CDC estavam o diretor associado regional Time das Américas, Paul Young; da analista sênior de saúde pública, Angela Roca; e da analista em saúde pública, Chandra Pendergraft.

De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo custa mais de um trilhão de dólares à economia global por ano, em gastos médicos e perda de produtividade. O valor é bem superior às receitas globais com impostos sobre o fumo – cerca de 269 bilhões de dólares entre 2013 e 2014. Outro dado surpreendente é que o fumo matará um terço a mais de pessoas até 2030. O maior consumo está dividido entre 14 países: Bangladesh, Brasil, China, Egito, Índia, México, Filipinas, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.

Para Johansson, que coordena o GT Itaipu-Saúde, esse intercâmbio de experiências ajuda o grupo a atuar com políticas públicas de saúde na região trinacional com mais embasamento. “Quanto mais conhecimento, melhor para trazer soluções para problemas que são muitos caros à população em geral”, reforça. No GT Itaipu-Saúde, que trabalha com diferentes comissões, o tabagismo recebe uma atenção especial.

Atualmente, o GT conta com 11 comissões: Acidentes e Violências, Educação Permanente, Endemias e Epidemias, Residência Médica, Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Saúde do Homem, Saúde Indígena, Saúde do Idoso, Saúde Materno Infantil, Saúde Mental e Fitoterápicos. Há também três subcomissões: IST/Aids, Urgências e Emergências e Redes de Laboratórios.

São ações que integram o Programa Saúde na Fronteira, presente em 28 cidades brasileiras e 31 paraguaias, que juntas somam cerca de 1,5 milhão de habitantes e recebem ações para o fortalecimento de políticas públicas na região.

O programa se desenvolve por meio da aplicação de recursos financeiros na aquisição de equipamentos e materiais e capacitação de técnicos, em ações voltadas à ampliação do número de leitos hospitalares, campanhas de vacinação e combate a doenças. Seu público-alvo é formado por profissionais e técnicos da saúde do Brasil, do Paraguai e da Argentina, além de usuários do sistema de saúde.

O CDC

O CDC é reconhecido ainda pelo trabalho de combate a infecções de transmissão sexual, imunização, arboviroses e doenças crônicas não transmissíveis, entre vários outros temas ligados à saúde coletiva e de prevenção, em todo o mundo.

Entre outras experiências, Itaipu e PTI debateram com os representantes do CDC o projeto de vigilância integrada para o controle de arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika e chikungunya).

A ideia é tornar esse sistema como modelo para a contenção destas doenças na região da tríplice fronteira, sobretudo pelo método que usa geoprocessamento e um laboratório de diagnóstico por biologia molecular totalmente financiado pela usina.

Em viagens internacionais recentes, a Itaipu assinou importantes acordos com o Fundo de População das Nações Unidas e com a Organização das Nações Unidas na área de saúde pública. O acordo marco tem como base a experiência da Itaipu na promoção de ações de políticas públicas de saúde na região de fronteira do Brasil com o Paraguai, por meio do GT Itaipu-Saúde, bem como na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 em sua área de influência.

Fonte: Assessoria Itaipu