Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professor de Missal escreve livro sobre a história da família Scheeren

  • 21/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
Professor de Missal escreve livro sobre a história da família Scheeren

O professor de Missal, João Scheeren Zimmer, com ajuda de diversos familiares e dando continuidade à 1ª versão do Livro “SCHEEREN”, escrito pela professora Norma Theolina Scheeren, fez uma nova versão do título, que traz um pouco sobre a história da família. Essa nova edição é intitulada “SCHEEREN – Uma Grande Descendência a Partir dos Scherer de Reich”.

Um exemplar foi doado pelo Professor João para a Biblioteca Pública Municipal Eugênio Brodde Missal e está disponibilizado para todas as pessoas que queiram conhecer um pouco mais da história desta família, que como muitas outras, fazem parte da história do município.

Assim como a maioria das pessoas descendentes de alemães, italianos e outras tantas etnias, a família Scheeren também tem o início de sua história aqui no Brasil em meados do século XIX, quando o projeto ocupacional do sul do País estava sendo concretizado.

A história da família Scheeren começou em setembro de 1847 com a chegada de Johann David Scherer, 20 anos de idade, que fixou residência na comunidade Travessão, em Dois Irmãos, RS. O restante da família chegou ao Brasil 10 anos depois, passando a residir em Bom Jardim, atual Ivoti, RS. Aqui no Brasil os imigrantes Johann David, Johann Peter e Maria Katharina, que em Reich, Alemanha assinavam Scherer, todos começaram a assinar SCHEEREN. Fica a dúvida do porquê. Acredita-se que originalmente, na Holanda, a séculos atrás, a grafia era Scheeren.

Três décadas depois as famílias Scheeren se mudaram para Estrela-RS, que passou a ser a cidade referência do clã, pois ali os filhos imigrantes casaram e deixaram sua descendência, onde até os dias atuais a parentagem é numerosa. Hoje encontra-seScheeren praticamente em todo Brasil e em vários países da América, EUA e Europa.

A desbravadora da história dos Scheeren foi a professora Norma Theolina Scheeren, que fez carreira profissional em Sergipe, a qual deu os primeiros passos na genealogia da família, lançando a 1ª versão do livro “SCHEEREN”. Desejando que alguém desse continuidade na genealogia, a responsabilidade de dar sequência na história, veio parar em Missal. A responsabilidade ficou para o professor aposentado João Scheeren Zimmer. 

Em dois anos de trabalho, contando com a ajuda de inúmeros parentes que colaboraram com informações de dados genealógicos, relatos históricos, fornecimento de imagens fotográficas, fizeram com que a nova versão do livro SCHEEREN se tornasse realidade.

No último dia 11 de novembro, ocorreu o 2º Encontro da Família Scheeren, em Estrela-RS, oportunidade em que houve o lançamento do livro “SCHEEREN – Uma Grande Descendência a Partir dos Scherer de Reich”. O próximo encontro da família já está marcado para 2020, na cidade de Roque Gonzales-RS.

A edição seguinte, em 2022, tem grande possibilidade de ser em Missal-PR, onde muitos Scheeren migraram na época da colonização e até hoje tem forte presença. De Roque Gonzales vieram 05 filhos de Alberto Scheeren com suas famílias e Leopoldina Scheeren, casada com Affonso Wendt, juntamente com 10 dos 12 filhos. Direto de Estrela vieram as famílias de Carlos Scheibel e Aloysio da Rocha, cujas mães também eram Scheeren.

Fonte: Assessoria