Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Administração de Missal divulga nota sobre casos de meningite no Município

Foram diagnosticados no município de três casos positivos de MENINGITE VIRAL, todos em adolescentes com idades entre 12 e 14 anos

  • 23/11/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Administração de Missal divulga nota sobre casos de meningite no Município

A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Missal, por intermédio do Setor de Vigilância Epidemiológica vêm por meio deste, informar que foram diagnosticados no município de três casos positivos de MENINGITE VIRAL, todos em adolescentes com idades entre 12 e 14 anos. Destes casos, infelizmente um deles veio a óbito no último dia 22 de novembro, quinta-feira.

As Meningites Virais são definidas como: Processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por vírus.

TRANSMISSÃO

A Meningite normalmente contraída através de contato intenso com o infectado e com a partilha de objetos pessoais, partilhar copos, pratos e talheres, tosse, espirro ou saliva, partilhar alimentos ou bebidas, contato corporal em pessoas contaminadas.

SINTOMAS COMUNS

As manifestações clínicas mais freqüentes são: febre, mal-estar geral, náusea e dor abdominal na fase inicial do quadro, seguidas, após cerca de 1 a 2 dias, de sinais de irritação meníngea, com rigidez de nuca geralmente acompanhada de vômitos e fotossensibilidade. É importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite asséptica são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarréia), respiratórias (tosse, faringite) e ainda mialgia e erupção cutânea.

Em geral o restabelecimento do paciente é completo, mas em alguns casos pode permanecer alguma debilidade, como espasmos musculares, insônia e mudanças de personalidade.

TRATAMENTO

Em geral, o tratamento e o controle dos sintomas, é realizado com analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre e, em alguns casos, é instituído tratamento com medicamento antiviral.

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS

As meningites virais têm distribuição universal. Podem ocorrer casos isolados e surtos principalmente relacionados aos enterovírus. A frequência de casos se eleva nos meses do outono e da primavera.

Trata-se de uma doença considerada endêmica, ou seja, é esperado um determinado número de casos por ano em cada município.

A única orientação por hora, para as demais crianças que estudam nas escolas, é de que sejam mantidas as boas práticas de higiene, como por exemplo: 

• Lavagem das mãos após usar o banheiro, antes de comer ou tomar água;

• Não compartilhar copos e talheres com outras crianças;

• Manter os ambientes sempre bem arejados.

Por fim alertamos que as pessoas devem ficar atentas para o surgimento dos sintomas acima mencionados, nestes casos deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Assessoria