Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bombeiros fazem treinamento inédito no Canal Itaipu

  • 24/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
Bombeiros fazem treinamento inédito no Canal Itaipu

Pela primeira vez no Paraná, 30 bombeiros participaram de um treinamento para salvamento de vítimas dentro de carro em águas rápidas para simular ocorrências em rios e enchentes. O exercício ocorreu na quinta-feira (22) no Canal Itaipu, na área da usina, em Foz do Iguaçu (PR).

A ação fez parte das atividades práticas da 18ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2018), que terminou na sexta-feira (23). O evento, em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 3 mil bombeiros de várias partes do Brasil.

A missão dos bombeiros consistia em retirar, com vida, as pessoas presas ou em cima de um carro submergido pela água. Uma situação até comum para os profissionais, mas que dificilmente treinam para enfrentá-la.

“Nunca tínhamos realizado um treinamento como esse. É difícil encontrar local propício para colocar o carro e desenvolver o simulado. Itaipu foi muito parceira em nos ceder o espaço”, disse o capitão Ícaro Gabriel Greinert, comandante do 8° Grupamento de Bombeiros do Paraná.

Antes de ser colocado no Canal, o veículo foi descontaminado para evitar danos ao meio ambiente. Segundo Greinert, na simulação foi possível retirar o carro e todas as vítimas sobreviveram, mas nem sempre isso ocorre numa situação real. No início de novembro, por exemplo, três pessoas morreram em Minas Gerais após serem carregadas pela enxurrada. Duas delas, uma mulher e uma criança de 10 anos, foram encontradas dentro de um carro que havia sido arrastado pela correnteza. “Jamais entrem com o carro em qualquer curso d´água. Nunca se sabe a profundidade e a força da correnteza”, alertou o capitão. 

Para ele, o treinamento foi fundamental e outros devem ser realizados, pois a necessidade de salvar vítimas de águas rápidas – enchentes e rios –  está cada vez mais frequente, sobretudo no verão, quando ocorrem chuvas fortes e repentinas. "As enxurradas estão cada vez mais fortes nos centros urbanos por causa da impermeabilização do solo, dificultando o escoamento da água e favorecendo as enchentes”, explicou. 

A nado ou com embarcação

Antes de simular o salvamento no veículo, os 30 bombeiros caíram na água para treinar salvamentos a nado e com embarcação. “Nosso principal objetivo era estudar situações de veículos em cursos d’água, mas nem todos os oficiais estavam aptos. Muitos nunca tinham realizado salvamentos na água”, explicou o 2º tenente Cesar Cardia Piana.

Na primeira parte, eles aprenderam técnicas de salvamento em águas rápidas apenas com o uso de boias. Depois, em embarcações com condução à remo, estilo rafting. “Existem técnicas tanto para garantir a segurança da vítima, como a do bombeiro”, disse Piana.

Em 2008, em São Paulo, segundo o tenente, bombeiros morreram ao tentar salvar pessoas presas dentro de um veículo, durante uma enchente. Acabaram, também, presos embaixo do carro.

Senabom

Organizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, com apoio do Governo do Estado, o Senabom procura promover a integração do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de todo o Brasil, a fim de reforçar ações conjuntas e aprimoramentos técnicos para a população.

Para isso, promove palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual, trajes para combate a incêndio, escadas e outros dispositivos para o trabalho de bombeiros.

A partir deste domingo (25), Foz do Iguaçu sedia a nona edição do Workspot, um encontro internacional para debater o que há de mais moderno em Transformadores e Reatores de Potência, Equipamentos de Alta Tensão, Subestações e Materiais e Tecnologias Emergentes. O evento é uma realização do Cigre Brasil, com organização e patrocínio da Itaipu Binacional.

O Workspot será realizado até a quarta-feira (28), no Rafain Palace Hotel & Convention. Na quinta-feira (29), também como parte da programação, está agendada uma visita técnica à Itaipu Binacional.

A expectativa é que esta edição chegue a 300 participantes, quase 75% a mais que a última edição, realizada em 2016, em Recife.  Já estão confirmados representantes de 13 países. A feira que ocorrerá paralelamente ao seminário contará com 20 empresas expositoras.

O evento será um espaço para apresentações, discussões técnicas, palestras e tutoriais. Ao longo de três dias, serão 70 trabalhos apresentados nas salas dos comitês, 17 trabalhos apresentados na seção pôster e cinco tutoriais ministrados por especialistas de renome internacional.

Ainda é possível se inscrever e participar do 9º Workspot. Visite o site www.cigreworkspot.com.br para mais informações.

Fonte: Assessoria