Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chefe da 9ª Regional orienta diretores das escolas de Missal sobre casos de meningite

  • 26/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
Chefe da 9ª Regional orienta diretores das escolas de Missal sobre casos de meningite

Na manhã desta segunda-feira, 26 de novembro, o Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira, esteve no município de Missal conversando com os diretores das instituições de ensino para repassar algumas orientações e tirar dúvidas sobre os casos de meningite que foram confirmados, bem como para tranquilizar os dirigentes escolares quanto a continuidade das aulas.

 

Nos últimos dias, a morte de um adolescente, bem como outros casos da doença que foram confirmados, assustaram a população, principalmente nos ambientes escolares, tendo em vista que esses adolescentes estudavam nas instituições de ensino de Missal. Porém, segundo informou Ademir, trata-se de casos de meningite viral. Nos dois casos que foram confirmados, os adolescentes estão recebendo alta hospitalar.

 

Ainda de acordo com o Chefe da Regional, exames laboratoriais estão diagnosticando qual o tipo de vírus que ocasionou a meningite em Missal. Inclusive, o caso que levou a óbito o adolescente também está sendo avaliado. Ademir, lamentou que um caso tenha ocasionado o óbito, e se solidarizou com a dor dos familiares e da comunidade.

 

O Prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers, o vice-prefeito, Eduardo Staudt e a secretária de Educação, Clarice Maria Grings Friedrich, participaram da reunião. A Administração Municipal de Missal deu todo suporte necessário quando surgiu o primeiro caso e adotou medidas imediatas, orientando preventivamente a população, até porque naquele momento não havia a confirmação se o caso era viral ou bacteriano.

 

Da mesma forma, sempre buscando informações nos órgãos competentes, os diretores das escolas e CMEI’s adotaram algumas medidas preventivas de higienização, orientações aos alunos, entre outras situações. As aulas estão mantidas, e em casos de suspeita, a orientação é que se busque imediatamente o auxílio médico, sendo que os exames ficam prontos no mesmo dia. Ademir elogiou as ações do município de Missal, que tomou as medidas preventivas de forma imediata, para evitar que novos casos ocorressem.

 

Para a meningite viral não há vacina, o que existe é a vacina para a meningite bacteriana, que são os casos mais graves. Portanto, nesse sentido, o chefe da Regional de Saúde disse que os familiares podem ficar tranquilos quanto a isso, pois a vacina não é o que ocasiona a doença, pelo contrário, ela previne para os casos mais graves.

Fonte: Assessoria