Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Referência na luta em defesa das vítimas de violência, promotora fala sobre cultura da paz, em Foz

  • 27/11/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Referência na luta em defesa das vítimas de violência, promotora fala sobre cultura da paz, em Foz

Uma das principais lideranças no Brasil na luta para acabar com a violência contra a mulher, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur, estará em Foz do Iguaçu (PR) para difundir a cultura da paz. As palestras, nesta terça (27) e quarta-feira (28), são organizadas pelo Programa de Equidade de Gênero e Comitê de Equidade de Gênero (margem esquerda) da Itaipu Binacional.

A iniciativa é parte da programação local dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, período que vai de 25 novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A primeira palestra de Gabriela será na noite desta terça-feira (27), às 19h, no auditório da Delegacia da Polícia Federal. O público-alvo é formado por pessoas ligadas à segurança pública, Forças Armadas e Poder Judiciário. Na ocasião, ela falará sobre “O papel do Ministério Público no combate à violência contra mulheres”.

Na manhã de quarta-feira (28), a promotora terá uma conversa sobre a “Promoção da Cultura da Paz” com os colaboradores da Itaipu Binacional. O encontro será no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a partir das 8h30.

 “Gabriela Manssur empodera mulheres, luta pela igualdade de direitos e pelo fim da violência contra o sexo feminino, além de ser uma das maiores representantes das vítimas de agressões pelo Brasil. A contribuição dela será fundamental para uma cultura de paz no ambiente corporativo”, avalia a coordenadora do Programa de Equidade de Gênero, Lilian Paparella.

A palestra na Itaipu será aberta a todos profissionais da binacional – mulheres e homens, além de representantes da 1ª Regional de Saúde - Governo do Paraná, Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), Fecomércio Paraná, Câmara da Mulher Empreendedora, Sindilojas de Foz do Iguaçu, Conselho da Mulher Empresária Executiva (Acifi), Mulheres Executivas (Mex), OAB Foz do Iguaçu, Sociedade Amigos da Marinha, Associação de Mulheres do Turismo - Amutur/Foz, Voluntárias Cisne Branco e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).

Também participam do evento a secretária de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jeronymo Lima; o juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Foz; e integrantes do Comitê Permanente para as Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia (MME) e Entidades Vinculadas (Cogemmev).

O evento em Itaipu também é parte da programação do encontro do Cogemmev. De 28 a 29 de novembro, a binacional será a anfitriã da 36ª Assembleia Geral Ordinária do conselho, que terá atividades abertas ao público interno.

Realizações

Promotora de Justiça desde 2003, Gabriela já foi agraciada com vários prêmios e homenagens, como as medalhas Ruth Cardoso e Laurita Ortega Mari, e ainda mantém um blog sobre o tema há cinco anos (www.justicadesaia.com.br).

Ela também faz parte do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) – onde também é diretora da Mulher da Associação Paulista –, é membro da Comissão dos Promotores de Justiça, representante do MP paulista na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo, que visa diminuir a reincidência dos agressores e se tornou lei em São Paulo.

Gabriela Manssur encampa também o desafio de ajudar homens condenados pela lei Maria da Penha a respeitar as mulheres e reconhecer os sinais de relacionamentos abusivos. Por isso, idealizou os projetos “Tempo de Despertar – Ressocialização do Autor de Violência contra a Mulher” e “Tem Saída”, que atua na inserção de mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho.

Acredita que a consciência do erro é um dos passos para evitar novas violações. Por isso, a promotora é defensora da educação da cultura da paz – tema da palestra na Itaipu – e da importância de se trabalhar essas questões desde a infância dos meninos e meninas.

No Brasil, os dados evidenciam a dimensão de violações como as praticadas pelos homens que passam pelos grupos do Tempo de Despertar. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea), o país tem, no mínimo, 527 mil casos de estupro no País e apenas 10% deles são denunciados à polícia. Por dia, são contabilizados 13 femincídios.

Hoje, a cada 15 segundos, uma mulher sofre violência no nosso país pelo simples fato de ser mulher, o que coloca o Brasil como quinto do mundo com maior índice de violência contra mulheres.

 

SERVIÇO

Dia 27/11

O quê: palestra com a promotora de Justiça de SP, Gabriela Manssur, sobre o “O papel do Ministério Público no combate à violência contra mulheres”, às 19h.

Onde: auditório da Delegacia da Polícia Federal

Público-alvo: representantes de instituições ligadas à segurança pública, às Forças Armadas e ao Poder Judiciário.

 

Dia 28/11

O quê: palestra com a promotora de Justiça de SP, Gabriela Manssur, sobre o “A cultura da paz”, às 8h30.

Onde: Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu

Público-alvo: empregados e empregadas de Itaipu, representantes da 1ª Regional de Saúde - Governo do Paraná, CRAM, Fecomércio Paraná, Câmara da Mulher Empreendedora, Sindilojas de Foz do Iguaçu, Conselho da Mulher Empresária Executiva (Acifi), Mulheres Executivas (Mex), OAB Foz do Iguaçu, Sociedade Amigos da Marinha, Associação de Mulheres do Turismo - Amutur/Foz, Voluntárias Cisne Branco e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) e integrantes do Comitê Permanente para as Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia (MME) e Entidades Vinculadas (Cogemmev).

Fonte: Assessoria Itaipu