Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vem aí o maior e melhor Natal de Foz do Iguaçu de todos os tempos

  • 05/12/2018
  • Foto(s): Nilton Rolin/Itaipu Binacional
Vem aí o maior e melhor Natal de Foz do Iguaçu de todos os tempos

 

Se no ano passado o Natal de Foz de Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, encantou moradores e turistas, prepare-se para uma festividade natalina ainda mais surpreendente neste ano. Serão nada menos que 200 atrações, entre autos de Natal e apresentações artísticas, que incluem o show de Michel Teló no Gramadão da Vila A de Itaipu.

Neste ano, a decoração natalina não se limitará à Praça da Paz e ao Gramadão da Vila A, mas se estenderá a algumas vias do corredor turístico da cidade, que ganharam iluminação. No Gramadão, a decoração já começou a ser montada. Todas as árvores naturais no entorno do espaço receberão luzes, seguindo a mesma composição natalina da cidade que ficará muito mais iluminada agora em 2018. Próximo ao palco da Concha Acústica estão sendo erguidas três árvores de Natal, uma de 15 metros e outras duas menores, de nove metros, garantindo uma atração à parte.

Dia 7 começa a festa

A festa começa já nesta sexta-feira (7), às 20h, na Praça da Paz, com a apresentação do espetáculo “Fábrica Mágica do Papai Noel”, a chegada do Bom Velhinho e um show de fogos de artifício que vai encantar o público. Será então iluminada a Praça da Paz, decorada com uma árvore de luzes de 15 metros de altura, com o Túnel de Luz e a Vila do Noel. Haverá transporte de graça de alguns pontos da cidade para a praça. Todas as noites serão levadas 200 pessoas desses locais até o local da festa principal.

Lançamento

O lançamento do Natal de Foz foi nesta quarta-feira (5), com um café da manhã para a imprensa, oferecido pelo prefeito Chico Brasileiro e pela secretária municipal de Direitos Humanos, Rosa Maria Jeronymo Lima, uma das responsáveis pela organização da festa, que conta com apoio da Itaipu Binacional e de outras instituições. O diretor administrativo de Itaipu, João Pereira, representou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, na coletiva.

Para João Pereira, o Natal de Foz vai trazer ainda mais turistas para Itaipu, que tem uma relação especial com o município, onde está localizada. “O evento também traz mídia positiva para quem vai participar e que, com certeza, vai querer voltar à região”.

Durante a entrevista, o prefeito considerou maldosas as críticas feitas aos recursos aplicados na festa natalina. “Outras cidades gastam muito mais”, enfatizou. Segundo Chico Brasileiro, a festa é um "investimento", que movimenta a economia, atrai turistas e estimula uma série de atividades comerciais. Ele também afirmou que o dinheiro do Natal não foi tirado de nenhuma outra verba. São rubricas diferentes. “Por isso, fomos atrás de mais apoio”, completou. Chico Brasileiro agradeceu o apoio da Itaipu Binacional, "não só pela festa de Natal, mas por tudo que a empresa tem feito pelo município". Segundo ele, nunca o município havia recebido tantos aportes de Itaipu. E listou uma série de benfeitorias como, por exemplo, as obras de revitalização da área florestal onde passa o Arroio Jupirá, na entrada da Vila A. O recurso e a obra são de responsabilidade da Itaipu. O local ganhará uma calçada de 4.800 metros para caminhada e corrida e uma ciclovia anexa à calçada, entre outras melhorias que vão transformar a região em um novo parque da cidade. As obras já começaram.

O presidente da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues, também afirmou que o custo da festa representa "um investimento em pessoas, na economia da cidade". E disse que "a ideia de expandir a festa é para que os turistas tenham orgulho de nossa cidade, assim como nós temos".

O presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Quadros, afirmou que, no ano passado, "a população ficou maravilhada com a festa, e neste ano vai ficar ainda mais". E completou que é um dever da Câmara apoiar o evento, "que é um trabalho coletivo".

Rosa Maria Jeronymo Lima disse que o Natal de Foz não pode ser um ato apenas do poder público, mas de toda a sociedade. Segundo ela, é uma festa que "veio para ficar, para sempre". Um legado para as próximas gestões. E o protagonismo deve ser da prefeitura. Ela também destacou o apoio da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, que considerou fundamentais para a realização do evento, e lembrou que neste ano foram procurados mais parceiros, o que permitiu ampliar a programação.

A abertura

O público vai poder conferir as novidades da festa já a partir desta sexta-feira (7), na Praça da Paz. O espetáculo Fábrica Mágica do Papai Noel, que será reapresentado no domingo, é trazido pela Felchak Produções, de Guarapuava, que também encenará o mesmo espetáculo no sábado (8), às 20h, na Praça da Paz.

Ao final do espetáculo, o Papai Noel entrará em cena acompanhado pelo receptivo natalino e receberá das mãos do prefeito Chico Brasileiro a chave da cidade. O ato dá a largada para a iluminação da Praça da Paz. A tradicional Feirinha de Natal, a Vila do Artesanato local e a Praça de Alimentação vão funcionar nos dias de apresentações.

 

Programação

A abertura do Natal inicia para a maior programação da história da cidade. Neste ano, o evento acontecerá de 7 a 23 de dezembro e de 2 a 20 de janeiro, com mais de 200 atrações artísticas. O horário para visitação e também das atrações artísticas será das 19h até as 22h. Durante todas as noites, a Praça da Paz será palco das mais variadas apresentações, como teatro, música, circo e literatura. Entre elas, a do Coral de Itaipu, Viola Lindeira, Orquestra da Câmara do Oeste do Paraná e a Curitiba Companhia de Dança, com o espetáculo “O Quebra Nozes”.

A maior parte da programação acontecerá na Praça da Paz, mas o Gramadão também sediará um dos auges do evento, com o show do cantor Michel Teló, no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Nesse dia, o coro dividirá o palco da Concha Acústica com o cantor, que é considerado um dos artistas de maior sucesso no Brasil e no exterior.

Os 40 coralistas terão o acompanhamento de uma camerata organizada pela própria Itaipu, formada por um grupo de instrumentistas da região e profissionais com experiência em orquestra. A camerata é formada por 12 jovens músicos da região que foram selecionados via edital e sete profissionais mais experientes, que vão atuar também como educadores. A iniciativa faz parte da nova configuração do Coral, mais ligado à comunidade e às questões sociais.

Artistas

A maior programação da história do Natal de Foz do Iguaçu será composta por artistas de várias áreas, dando vazão para a diversidade cultural da região fronteiriça. O edital para contratação de artistas ainda está aberto e o período de inscrições termina na sexta-feira (7).

A Fundação Cultural também abriu inscrições para voluntários que queiram atuar durante a festa natalina. O processo seletivo também se encerra nesta sexta e está disponível no Diário Oficial do Município. Mais informações podem ser obtidas na Fundação Cultural, na Rua Benjamin Constant, nº 62.

Realização

O Natal de Foz 2018 é uma organização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural. O evento tem como patrocinadores a Itaipu Binacional, PTI, Furnas, Sanepar, Copel e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Sindilojas, Acifi, Sindihotéis, Instituto Pólo Iguassu, Visit Iguassu e Fundo Iguaçu.

Apoio de Itaipu

O apoio a eventos culturais e de grande apelo turístico – como o Natal de Foz – faz parte da missão ampliada de Itaipu, que desde 2003 é "gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico etecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai". Itaipu apoia o Natal de Foz desde 2010. Antes disso, promovia o próprio Natal Encantado no Gramadão, uma atração que, por décadas, encantou centenas de pessoas, inclusive com transporte grátis de várias partes da cidade para o espaço. De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, o evento é uma tradição da Itaipu e um incentivo à economia da cidade onde a usina está instalada, atendendo a um dos objetivos estratégicos da empresa: "Fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural na área de influência, consideradas as especificidades de cada país".O turismo também é um dos pilares da missão da Itaipu Binacional. Além de a usina ser um importante atrativo turístico, a empresa atua na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Fonte: Assessoria