Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Adapar apresenta legislação em âmbito estadual sobre biosseguridade de suínos

  • 05/12/2018
  • Foto(s): João Hermes
  • Região
Adapar apresenta legislação em âmbito estadual sobre biosseguridade de suínos

A Portaria 265 da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) que dispõe sobre biosseguridade mínima para estabelecimentos que produzem suínos para fins comerciais foi editada pela Agência, considerando a necessidade de regulamentação de itens mínimos de biosseguridade para mitigação de riscos e melhoria da proteção das granjas quanto à introdução e disseminação de agentes infecciosos causadores de doenças.  O conteúdo técnico e científico que embasou a Portaria foi uma publicação da EMBRAPA Suínos e Aves do ano de 2017.

Os produtores de suínos terão o prazo de um ano para se adequarem as exigências da Portaria. No entanto, como publicação ocorreu em 20 de Setembro e a mesma entrou em vigor em 60 dias após a sua publicação, o prazo final para regularização será 20 de Novembro de 2019.

A competência para comprovar o cumprimento da legislação será dos Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR. E o não atendimento da norma leva a proibição do alojamento de animais até que a unidade se regularize. Um dos itens que serão exigidos a partir desta Portaria é a fixação de um cartaz nos vestiários das granjas contendo orientações básicas de biosseguridade, como o exemplo a seguir:

 

Na manhã de quarta-feira (05), Médicos Veterinários da Regional da Adapar Cascavel e produtores de suínos da região, participaram de um encontro em Medianeira para debater o que consta em tal Portaria, conforme explica Michelle Onaga, Fiscal da Adapar Cascavel.

 

 

Fonte: João Hermes