Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ratinho Júnior quer parceria da Itaipu para retomar projeto de ligação dos oceanos Atlântico e Pacífico

Ratinho Júnior quer parceria da Itaipu para retomar projeto de ligação dos oceanos Atlântico e Pacífico

O governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior, levou ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, em reunião nesta terça-feira (4), a proposta de retomada de um projeto de integração dos oceanos Atlântico e Pacífico. A ligação ferroviária e rodoviária entre os portos de Paranaguá (Paraná) e Antofagasta (norte do Chile) seria feita com recursos da Itaipu Binacional.
“O presidente eleito gostou muito da ideia e determinou para, já em janeiro, fazermos um grupo de trabalho sobre isso. Contaremos com a parceria da Itaipu, bancando o projeto executivo e apoiando este sonho antigo dos paranaenses”, disse Ratinho Júnior, nesta quinta-feira (6), antes da abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, no Hotel Recando Cataratas, em Foz do Iguaçu.


O encontro reúne prefeitos (as), vice-prefeitos (as), secretários (as), servidores (as) municipais e vereadores (as) para debater as melhorias na qualificação da gestão municipal. A governadora do Paraná, Cida Borghetti; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, entre outras autoridades participaram da abertura do evento.


O projeto de ligação entre os dois oceanos será tratado novamente na próxima reunião entre Itaipu e o chamado G7 – grupo de entidades empresariais paranaenses que representam o conjunto das forças econômicas do Estado, na próxima segunda-feira (10), na sede do Sebrae-PR, em Curitiba.


O governador eleito, que participará do encontro, reafirmou a importância da Itaipu no desenvolvimento do Estado. “Já é tradição a parceria com Itaipu e será importante podermos continuar contando com a empresa”, afirmou.


No final do mês passado, Itaipu assinou om o G7 um compromisso que prevê uma série de iniciativas e ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Paraná, contemplando seus diferentes territórios e cadeias produtivas.


Ligação entre oceanos
Os primeiros projetos de integração entre os dois oceanos são da década de 80. A rede de ferrovias e rodovias ligariam os mais de 3 mil quilômetros que separam os portos brasileiro de Paranaguá, no Oceano Atlântico, e o chileno de Antofagasta no Oceano Pacífico. A ligação viária e ferroviária vai ajudar a desenvolver o agronegócio brasileiro, criando uma nova rota de exportação de produtos para a China.
“É uma obra infraestrutura que vai atender todo o Brasil e o Paraná será o grande beneficiado”, complementou Ratinho. “Com esta ligação, nós seríamos o centro de escoamento de produtos da região, fazendo do Paraná uma área estratégica”.


Encontro dos gestores
A participação da Itaipu no encontro dos gestores serviu para reafirmar o compromisso da empresa com os governos municipais e estadual. Para Cida Borghetti, Itaipu é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas em todo o Estado. “Em várias áreas, Itaipu tem sido um braço forte de apoio aos projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida da população”, disse a governadora, na abertura do encontro.
“Há uma convergência muito grande das ações da Itaipu com o governo do Estado e os municípios”, complementou Marcos Stamm, citando o Programa de Educação Continuada, um convênio assinado entre Itaipu, PTI e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), no mês julho, para qualificação de gestores municipais nas áreas de gestão, educação e saúde.


O programa é voltado ao desenvolvimento de competências dos gestores e técnicos dos 399 municípios paranaenses cobertos pela AMP. O investimento previsto é de R$ 5 milhões e a meta é capacitar aproximadamente 11 mil pessoas até março de 2020. Na área de educação, por exemplo, são promovidos 11 cursos de capacitação. O encerramento deles foi durante o encontro de gestores.

Fonte: Assessoria