Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Terezinha de Itaipu é 1º lugar no Prêmio Pró-Catador Paraná

  • 06/12/2018
  • Foto(s): Assessoria
Santa Terezinha de Itaipu é 1º lugar no Prêmio Pró-Catador Paraná

Santa Terezinha de Itaipu é a grande vencedora do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná, na categoria C, onde disputaram municípios de 20 a 50 mil habitantes.

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (05), às 14h, no auditório da FIEP, o município recebeu o prêmio em reconhecimento às melhores iniciativas de coleta seletiva solidária do Paraná.

Santa Terezinha de Itaipu recebeu certificado nível Ouro de reconhecimento pela qualidade da prática implementada, além da publicação e ampla divulgação da prática em todos os canais disponibilizados pelo prêmio.

Aprefeita em exercício Neide Mariot Corrente, foi até Curitiba para receber o prêmio, acompanhada do secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, do Coordenador do Centro de Triagens de Materiais Recicláveis, Darlei Souza, presidente da Acaresti, Antônio Correia e equipe de catadores da Acaresti. 

“É uma grande satisfação saber que Santa Terezinha de Itaipu é destaque entre os municípios de até 50 mil habitantes. Estamos muito contentes, pois o prêmio é a comprovação do comprometimento de toda a equipe e população itaipuense que colabora com as ações ambientais”, ressalta a prefeita em exercício.

O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, destaca os investimentos constantes, o que tem contribuído com a trajetória de sucesso da coleta seletiva implantada no município em 2014. “O sistema de coleta seletiva implantando no município tem se destacado cada vez mais graças aos investimentos em infraestrutura, o que resultou na otimização do trabalho realizado pelos catadores e, consequentemente, no aumento da renda. Temos ainda uma grande parceria com a Itaipu Binacional e um grande diferencial para este ano, que é o sistema de geração de energia fotovoltaica, que garante a redução dos valores empregados na conta de luz, com economia de aproximadamente 90% na conta de luz”.

O programa

Implantado pela Administração Municipal em fevereiro de 2014, o novo modelo de coleta seletiva revolucionou o trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais de Santa Terezinha de Itaipu, que deixaram de empurrar carrinho na rua e hoje trabalham somente no Centro de Triagem.

Além disso, o recolhimento de materiais recicláveis nas residências é feito com o auxílio de 03 caminhões que percorrem todos os bairros e zona rural.

De 35 toneladas coletadas e separadas anteriormente, a Acaresti (Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) passou a processar em média 120 toneladas ao mês, mais que dobrando a renda dos trabalhadores, de R$ 450 para R$ 1600, média mensal.

Fonte: Assessoria