Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em inauguração de árvore solar digital, Kaminski anuncia futuros investimentos para a região

As árvores foram inauguradas nesta quinta em Missal, Santa Helena e Pato Bragado.

  • 07/12/2018
  • Foto(s): Assessoria/Andréa dos Santos
  • Região
Em inauguração de árvore solar digital, Kaminski anuncia futuros investimentos para a região

Na tarde desta quinta-feira (6), aconteceu em Santa Helena, Pato Bragado e Missal a inauguração da árvore solar digital, um convênio entre Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeituras. São cerca de 16 municípios da região oeste beneficiadas com a tecnologia, um investimento de aproximadamente R$ 851.000,00.

As árvores Digitais são feitas com tecnologias sustentáveis e disponibilizam acesso à internet e carga de bateria gratuita à população. Além de emitir sinal wi-fi, o aparelho também possui saídas de USB e tomadas onde as pessoas poderão recarregar celulares e outros dispositivos móveis. A árvore digitam em Santa Helena está localizada na praça Orlando Webber (praça central).

Para a presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, as árvores digitais tem objetivo de fazer a diferença e trazer benefício a população. Num período de um ano a Itaipu Binacional fará o custeio da manutenção do equipamento e a partir de novembro de 2019, o equipamento passa a ser de responsabilidade total dos municípios.

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, destacou a importante parceria com a Itaipu Binacional, convênios que beneficiam todo o município. Para 2019 novos projetos devem comtemplar Santa Helena, com investimentos que devem ultrapassar um milhão e meio de reais.

Newton Kaminski, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, comenta que a implantação das 16 árvores digitais na região oeste, representam um marco do que está sendo planejado para os próximos cinco anos pela itaipu. Outra novidade conforme Kaminski, é a instalação de placas voltaicas para serem instaladas em Santa Helena, fornecendo energia para aproximadamente mil residências.

Além de benefícios para a área urbana, novos projetos devem beneficiar as comunidades rurais de toda a região, com o potencial de energia voltaica para garantir a quantidade e qualidade na produção de suínos, aves entre outros. Todos os trabalhos segundo o diretor traz tranquilidade a Itaipu Binacional, motivando-os a iniciar 2019 motivados com novas parcerias, estendendo-as não somente no Paraná, mas como também no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria