Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Febre amarela. Como aliviar os sintomas

Febre amarela. Como aliviar os sintomas

Os sintomas da febre amarela são muito incômodos e enfraquecem ao doente. Além disso, devem ser tratados com muito cuidado para evitar complicações. Porém, a natureza nos oferece várias alternativas para aliviá-los. Assim, se você não conhece este mal, te informaremos mais sobre ele. Confira.

O que é a febre amarela?

É uma doença viral aguda e, em alguns casos, hemorrágica, que afeta principalmente às pessoas que vivem ou estão na África, América Central e América do sul. Nestas regiões se mantém de forma estacionária e por tempo prolongado. Transmite-se por meio da picada do mosquito Aedes aegypti que previamente tenha picado a uma pessoa infectada e depois a uma saudável. Seu período de incubação é de 3 a 6 dias, assim, a partir desse momento a pessoa contagiada começa a manifestar os sintomas. Estes aparecem em duas etapas, sendo a segunda delas a mais perigosa.

Quais são os seus sintomas?

Primeira etapa ou fase aguda

Febre
Dores musculares, especialmente nas costas
Dor de cabeça
Náuseas ou vômitos
Calafrios
Perda de apetite

Estes sintomas costumam se manter por um período de 3 a 4 dias. Depois desaparecem ou se intensificam, dando passagem à segunda etapa sintomática, na qual os cuidados devem ser duplicados. Além disso, na primeira fase o diagnóstico é difícil devido ao fato de que se confunde com outras doenças como paludismo, leptospirose, dengue hemorrágica e hepatite.

Na segunda etapa ou fase tóxica

Icterícia ou cor amarelada na pele e nos olhos. Desta característica surgiu o nome da doença.
Febre alta
Dor estomacal
Vômitos
Hemorragias nasais, oculares ou gástricas
Falhas no funcionamento de alguns órgãos, especialmente o fígado e os rins. Este último requer a realização de diálise. Estes sintomas geralmente começam a se manifestar depois de 24 horas da presença dos sintomas leves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos pacientes infectados que apresentam os sinais próprios desta fase falecem aos 7 ou 10 dias.

Existe uma cura para a febre amarela?

Lamentavelmente, até agora não se descobriu uma cura exata para a doença. Portanto, só se pode tratar seus sintomas para evitar complicações. Entretanto, para prevenir o contágio existe uma vacina que pode oferecer 10 ou mais anos de imunidade frente à doença. Inclusive, muitos países exigem o certificado desta vacina a viajantes que querem entrar em seus territórios. Esta é uma medida sanitária obrigatória. Além disso, para prevenir a febre amarela também é importante eliminar os criadouros de mosquitos, usar repelente de insetos e evitar picadas. Principalmente se vive ou visita as populações de risco.

Remédios naturais para aliviar os sintomas da febre amarela

Remédio de pimenta caiena

A pimenta caiena tem propriedades antigripais, antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Assim, serve para tratar a gripe, artrite, diabetes, psoríase e a dor de dente. Além disso, ajuda a melhorar a digestão, a saúde do coração e promove a perda de peso. Para aliviar os sintomas da febre amarela você pode preparar um remédio com esta especiaria:

Ingredientes

1 colherzinha de pimenta caiena (5 g)
1 colherzinha de pó de cúrcuma (5 g)
O suco de um limão
1 dente de alho
Mel (a gosto)
1 xícara de água (250 ml)

O que fazer?

Primeiramente, pegue uma panela e coloque a água para ferver.
Em seguida, enquanto espera que ferva, em um recipiente, misture a cúrcuma, o alho amassado, o mel e o suco de limão.
Quando a água ferver, adicione a mistura anterior até que não fiquem pedaços.
Por fim, beba o remédio quente e recém feito.

Água de coco

A água de coco é uma excelente opção para se manter hidratado. A febre amarela pode causar desidratação, por isso o consumo de líquidos é muito importante para evita-la.

O que fazer?

A água de coco te ajuda a repor eletrólitos e nutrientes perdidos.
Tome um copo (200 ml) desta água, pelo menos, 6 vezes ao dia.

Alho

O alho tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antigripais, o que o transforma em outra alternativa natural para aliviar os sintomas da febre amarela. Os sintomas do vírus podem te enfraquecer de forma significativa, assim o alho ajudará a fortalecer seu sistema imunológico.

O que fazer?

Pegue 2 dentes de alho pela manhã, triture-os e consuma-os como cápsulas. Tratar os sintomas da febre amarela é muito importante para evitar complicações. Se você foi diagnosticado com esta doença deve manter um colesterol periódico com o médico para saber o estado do vírus.

Fonte: Melhor com saúde