Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Operação Verão terá 80 dias e 2.200 profissionais em ação no litoral e na Costa Oeste do PR

Operação Verão terá 80 dias e 2.200 profissionais em ação no litoral e na Costa Oeste do PR

Quem viajar para o litoral paranaense, ou as praias artificias da Costa Oeste durante as férias, contará com um amplo esquema de segurança e atendimento aos turistas, organizado pelo Governo do Estado. Com início em 21 de dezembro e término em 10 de março, uma semana após o Carnaval, a Operação Verão 2018/2019 será uma das mais longas dos últimos anos, com duração de 80 dias, 24 a mais que a última edição. O Governo vai destacar dois mil e 200 profissionais para reforçar o atendimento no Litoral e na Costa Oeste, dos quais mil e 400 são agentes da segurança pública. Haverá profissionais das áreas da saúde, saneamento, limpeza das praias, Detran, Meio Ambiente e Copel. No início da semana, o Governo do Estado reuniu, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, profissionais dos órgãos envolvidos na Operação para definir os últimos ajustes antes do início da temporada. Segundo o chefe da Casa Militar e coordenador-geral da Operação Verão, coronel Maurício Tortato, as forças de segurança vão atuar de forma preventiva para evitar a incidência de crimes durante a temporada de verão.

Serão instalados 89 postos de guarda-vidas na costa litorânea, incluindo dois novos postos na Ilha do Mel. A partir do dia 21, os guarda-vidas atenderão diariamente, das oito e meia da manhã às sete e meia da noite. Após o fim do horário de verão, o período de atendimento será das nove horas até as seis da tarde. Também serão disponibilizados postos móveis para atender os municípios de Morretes e Antonina. Uma das novidades do Corpo de Bombeiros do Paraná para esta temporada é o aplicativo da corporação, pelo qual será possível saber a localização dos postos guarda-vidas, além de receber alertas de situações de risco. O major Gerson Gross, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros no Litoral e comandante operacional da Operação Verão, afirmou que este é primeiro aplicativo com um sistema de alerta georreferenciado.


A Secretaria de Estado da Saúde também vai reforçar a estrutura no Litoral para atender a população. As prefeituras já receberam quatro milhões e 900 mil reais para pagar os plantões dos cerca de sete mil profissionais que atuarão no período nos hospitais e unidades de pronto atendimento dos municípios. O Samu do Litoral também receberá um reforço na frota, com mais três UTIs móveis e contará ainda com o helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas, que atuará em parceria com a Saúde.

Fonte: AEN