Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Implantação da placa Mercosul começa a valer no Paraná

Implantação da placa Mercosul começa a valer no Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começa a partir do dia 17, próxima segunda-feira, a conversão das placas de automóveis adaptado pelo novo modelo adotado no Mercosul, atendendo a Resolução 729 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A implantação da placa Mercosul no Paraná é obrigatória. O novo modelo terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip.

A medida vai permitir uma maior efetividade no chamado canal verde, que é um sistema que facilita o controle de pessoas e cargas através de postos com antenas de rádio-frequência, além de melhorar a fiscalização evitando paradas dos caminhões, por exemplo.

A placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

Os processos que deram entrada até segunda-feira (10) serão impressos na placa nacional (cinza), e para isso o usuário deverá providenciar a confecção até o dia 15, junto com um estampador ou fabricante de placas, pois após essa data só será autorizada a produção das placas modelo Mercosul, caso contrário, o cidadão deverá dar entrada em um novo processo.

Os processos abertos entre os dias 11 e 14 terão que aguardar a confecção das placas que ocorrerá a partir de 17, aonde o sistema estará autorizado a produzir as placas do novo modelo Mercosul. A partir dessa data, todos os processos, dentro de sua obrigatoriedade, serão alinhados ao novo modelo de placa.

A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: Primeiro emplacamento; Aquisição de veículo; Aquisição de veículo com troca de município; Alteração de Dados com complementação de placa; Mudança de Município; Registro de Outro Estado; Troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.


O objetivo é controlar o trânsito de pessoas e cargas nos países integrantes do Mercosul.  A medida atende a um pedido do departamento nacional de trânsito, o DENATRAN. O modelo já está em vigor na argentina e Uruguai. A nova placa, com quatro letras e três números em fundo branco, também terá itens de segurança para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados.

Primeiro, elas serão adotadas para carros novos, em transferências ou em substituição de placas. Veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar.

Segundo o DETRAN, o preço da nova placa será o mesmo das atuais. O processo de troca também. A mudança ainda é tema de discussão em Brasília, mas o DETRAN do Paraná trabalha com a última determinação do DENATRAN.

Fonte: Catve