Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reforma tributária é aprovada em comissão especial da Câmara

Proposta segue para Plenário da Casa, mas só pode ser sancionada após o fim da intervenção no Rio de Janeiro e Roraima, em 31 de dezembro

Reforma tributária é aprovada em comissão especial da Câmara

A reforma tributária (PEC 293/04) foi aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados. O relatório, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), agora segue para análise no plenário da Casa. 

O relator, Hauly, afirmou que a matéria ainda pode ser alterada no plenário, mas supre as necessidades nacionais e suprapartidárias. Ele ressaltou ainda que o texto garante transparência e tempo para que as mudanças sejam graduais.

“Esse projeto de reforma tributária implementado vai transformar a economia brasileira. Vai fazer o Brasil crescer 3,4% acima da média do crescimento histórico, pode-se chegar até 6, 7%. Perfeito não conseguimos fazê-lo, mas que com certeza ele é um projeto nacional, desenvolvimentista, suprapartidário, ele pertence a todos os 513 deputados dessa Casa, ele pertence à toda a sociedade”.

A proposta, aprovada por unanimidade, visa simplificar o sistema tributário brasileiro. O principal objetivo é substituir nove tributos federais, além do ICMS estadual e o ISS municipal, por um único imposto sobre valor agregado, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

A mudança para o novo sistema se dará ao longo de seis anos. As alíquotas dos tributos atuais serão reduzidas anualmente em 20% enquanto os novos tributos sobem na mesma proporção.
Se aprovado no plenário da Câmara, sem alterações, o projeto de lei segue para análise no Senado Federal. Mas, como previsto na Constituição Federal, a PEC só poderá entrar em vigor pelo Congresso quando acabarem as intervenções no Rio de Janeiro e em Roraima, com previsão para 31 de dezembro deste ano.

Fonte: Com informações Agência do Rádio