Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produtividade da soja deve ficar abaixo do esperado no Oeste do Paraná

O longo período de seca, associado a temperaturas elevadas e forte radiação solar, está prejudicando as lavouras de soja da região

Produtividade da soja deve ficar abaixo do esperado no Oeste do Paraná

Na região de Guaíra, apesar das chuvas registradas nos meses de setembro, outubro e novembro, ainda não choveu nenhum dia de dezembro e essa estiagem já está prejudicando as lavouras.
Guaíra e alguns municípios mais próximos estão há aproximadamente 18 dias sem chuvas. O longo período de seca, associado a temperaturas elevadas e forte radiação solar, está prejudicando as lavouras de soja da região. Wagner José Rodrigues, presidente do Sindicato Rural Patronal de Terra Roxa, acredita que devido à estiagem, a queda na produtividade vai ser grande. (áudio José abaixo)

Segundo Márcio Bonezzi, presidente da Aprosoja Pr, já há perda de potencial e as produtividades devem ficar abaixo da expectativa inicial dos produtores, principalmente na região Oeste do Estado. De acordo com Bonezzi, em algumas localidades as perdas podem chegar a 50% das lavouras. (áudio Márcio abaixo)

A boa notícia para os produtores é que as previsões de chuva, que não estavam muito animadoras, agora mostram volumes maiores para a região na segunda quinzena de dezembro. Se essas chuvas vierem, as perdas serão menores do que se especula até o momento. Em contrapartida, se as precipitações não se confirmarem, a produtividade será severamente afetada. As temperaturas também merecem atenção, já que tendem a continuar altas, especialmente na região que beira o lago de Itaipu.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na primeira quinzena de dezembro, a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 é estimada em mais de 121 milhões de toneladas.

Fonte: Enio Manoel