Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lindeiros discutem convênios que somam aproximadamente 6milhões e 500 mil reais em investimento

  • 26/12/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Lindeiros discutem convênios que somam aproximadamente 6milhões e 500 mil reais em investimento

Prefeitos, vereadores e demais integrantes do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram na última terça-feira em Santa Helena, em Assembleia Ordinária, para a entrega dos equipamentos que compõem os kits asfálticos, entrega de uma Van nova ao Conselho dos Lindeiros, premiação do segundo Concurso de Boas Práticas e assinatura do Convênio Mais Verão. Juntos, os convênios chegam a aproximadamente 6 milhões e 600 mil reais.

O Mais Verão estrutura-se como um projeto de esporte e lazer disponibilizado aos 16 municípios que compõe o Conselho dos Lindeiros. A partir de 2019 esta iniciativa passa a ser formalmente executada como um convênio da Itaipu Binacional com o Conselho dos Lindeiros e administrações municipais. O intuito é estimular e fomentar o movimento nas praias e espaços públicos dos municípios que margeiam o Lago de Itaipu. O foco é o esporte aliado à cultura e lazer com a abordagem a interação social, integração entre os municípios e o estímulo às práticas saudáveis.

O convênio assinado esta semana prevê 2 milhões 492 mil reais disponibilizados pela Itaipu, para o Conselho dos Lindeiros e tem vigência de 3 anos. Serão 15 municípios que participarão do projeto em 2019, com atividades nos meses de janeiro a março.

Outro ponto de destaque na pauta da Assembleia foi a entrega dos dois kits asfálticos. O investimento total previa 4 milhões 408 mil reais. Com economias geradas na aquisição, houve redução do valor em aproximadamente 300 mil reais, segundo as comissões responsáveis pela análise de compra e operacionalização. Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários comprados.

Newston Kaminski, diretor de coordenação da Itaipu, comentou sobre a entrega dos kits. Kaminski 01

A operacionalização e execução dos serviços deve ser feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná – Cindepar. Para tanto, cada município deve aderir ao Consórico, o que depende de aprovação das Câmaras de Vereadores, trâmite previsto, para o início da gestão legislativa em 2019, segundo a presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeita de Mercedes, Cleci Loffi.

Cleci 1

O secretário de Infraestrutura de Guaíra, Sinomar Neto, que participou das comissões de compras e ainda integra a comissão de operacionalização, destaca que o Consórcio Cindepar atende mais de 100 municípios, o que oferece credibilidade e, para a região lindeira executará valores diferenciados para a prestação dos serviços.

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria