Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores esportivos comemoram proibição da pesca do dourado no Paraná e MS

Peixe consta na lista de espécies ameaçadas de extinção

  • 04/01/2019
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Pescadores esportivos comemoram proibição da pesca do dourado no Paraná e MS

A pesca e a comercialização da espécie de peixe dourado foi proibida por oito anos no Paraná. A lei estadual foi sancionada pela governadora Cida Borghetti (PP) dez dias antes de deixar o governo.

O objetivo é preservar a espécie e promover o repovoamento do peixe nos rios do estado. O dourado está na lista de animais com risco de extinção.

A única ressalva prevista na lei, de autoria do deputado Luiz Carlos Martins (PP), é para a modalidade “pesque e solte” como prática esportiva.

Quem descumprir a norma está sujeito a multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil; apreensão do produto ou subproduto de pesca; interdição total ou parcial do estabelecimento, atividade ou empreendimento; suspensão de licença, autorização e registro; e cancelamento de licença, autorização e registro, em caso de reincidência.

Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental reforçam as ações de fiscalização em todo o estado.

Aa Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul também aprovou um projeto que proíbe a pesca e a comercialização do dourado por cinco anos no estado.

Alexandre Dick, santa-helenense, morador de Medianeira,  praticante de pesca esportiva, integrante do grupo técnico da Unapesca, União Nacional das Associações de Pesca Esportiva e empresário do setor de turismo de pesca, falou sobre a importância desta proibição da pesca do dourado. ÁUDIO 01

Fonte: Elder Boff