Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores Artesanais reclamam de atraso no pagamento do Seguro Defeso

O seguro é para garantir a sobrevivência dos pescadores durante a reprodução dos peixes, quando fica proibida a pesca

  • 06/01/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Pescadores Artesanais reclamam de atraso no pagamento do Seguro Defeso

Pescadores Artesanais ligados as Colônias de Pesca da região, começam o ano enfrentado uma situação difícil. De acordo com Flávio Kabroski, presidente da Colônia de Pescadores de Foz do Iguaçu, eles ainda não receberam o Seguro Defeso do Governo Federal. O seguro é para garantir a sobrevivência dos pescadores durante a reprodução dos peixes, quando fica proibida a pesca no Rio Paraná e seus afluentes.


Em seu último comunicado, o INSS explicou que o atraso no pagamento se deve a automatização do processamento do Seguro Defeso do Pescador Artesanal – SDPA, que estava previsto para ser realizado no dia 11/12/2018, mas devido a alguns problemas, teve que passar por ajustes na rotina de processamento. De acordo com órgão, no dia 21 de dezembro foi retomada a criação das tarefas do SDPA e que no dia 27/12 estaria previsto o processamento no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego, referente as tarefas de defeso do estado do Amazonas, e que logo após, seria avaliado o resultado deste processamento. Se positivo, se estenderia para as tarefas pendentes das demais unidades da federação, o que não ocorreu até agora.

Flávio Kabroski destaca que essa é a primeira vez que há uma atraso como esse no pagamento do seguro defeso dos pescadores e cobra as autoridades responsáveis, para que viabilizem uma solução imediata para resolver o problema. (Flávio)

Em Guaíra e municípios atendidos pela Colônia de pescadores Z 13 a situação é a mesma. José Cirineu Machado presidente da Colônia, relata que por não receber o Seguro Defeso, muitos pescadores estão passando dificuldades. (Cirineo)

José Cirineu destacou ainda, que o pescador não quer saber se o sistema do INSS mudou, eles estão sem trabalhar, precisam comer, pagar suas contas e para isso tem que receber, o que lhes é de direito.

Fonte: Enio Manoel