Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Redes sociais e depressão; risco é maior entre meninas

Redes sociais e depressão; risco é maior entre meninas

Há algum tempo o uso das mídias sociais tem sido associado a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, especialmente em adolescentes. Agora novas evidências indicam que as meninas estão mais sujeitas a apresentar sintomas depressivos relacionados ao uso de redes sociais em comparação com os meninos.


A conclusão é de um estudo feito por uma universidade de Londres, com 11 mil jovens em todo Reino Unido. Segundo a pesquisa, cerca de 20% das garotas tiveram sinais relevantes da doença, contra 11% dos garotos; as adolescentes de 14 anos são as usuárias mais frequentes das redes sociais e 40% delas, utilizam mais de 40% por dia, apenas 20% dos garotos tem essa mesma frequência. Os pesquisadores constaram que a depressão está relacionada com o assédio online, baixa autoestima e perturbações do sono.

Fatima Vasconcelos Diretora da Secretaria Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica a fragilidade das meninas nessa fase da vida e ressalta a necessidade dos pais estreitarem o diálogo com os filhos e ficarem atentos ao comportamento deles na internet. Fatima Vasconcelos alerta que os problemas de depressão se refletem nas mudanças de comportamento.

De acordo com o estudo, quanto mais tempo os adolescentes passam utilizando este tipo de recurso social, maiores são as chances de desenvolver problemas de saúde mental. Apesar disso, os pesquisadores ainda não conseguiram determinar se o uso frequente de mídias sociais leva a sintomas depressivo ou se adolescentes com o distúrbio tendem a usar mais esses aplicativos.

Fonte: ARW

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas