Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receitas prescritas por médicos cubanos não são mais aceitas no programa Farmácia Popular

Receitas prescritas por médicos cubanos não são mais aceitas no programa Farmácia Popular

Desde a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, todos os dias diversos pacientes da rede pública de saúde, que procuram as Farmácias Populares em todo o Brasil, acabam saindo sem o medicamento.


De acordo com Beto Fell, gerente de duas farmácias no centro de Guaíra o problema é que as receitas médicas prescritas pelos profissionais cubanos já não são mais aceitas pelo sistema do Farmácia Popular, o programa do Governo Federal que disponibiliza 42 tipos de medicamentos em estabelecimentos conveniados, a maioria de graça.
Beto diz que as receitas emitidas tem validade de até seis meses e que o problema começou assim que os primeiros médicos cubanos foram descredenciados pelo Ministério da Saúde e começaram a deixar a rede pública.


Segundo o gerente, para conseguir o remédio, os pacientes precisam de uma nova receita, com o registro de um médico, válido junto ao programa. Mas para isso, é necessário marcar uma nova consulta. (Beto)

De acordo com a Dra. Marcielle Cassiano Rego, coordenadora do setor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Guaíra, nas farmácias das unidades da Secretaria de Saúde do Município, as receitas prescritas pelos médicos cubanos continuam válidas e estão sendo aceitas.(Marcielli)

Em 2018, o Ministério da Saúde empenhou R$ 2,3 bilhões no Farmácia Popular, que fornece gratuitamente, ou com desconto de 90%, medicamentos básicos para tratamento de hipertensão, diabetes e mal de Parkinson, entre outras doenças.

Fonte: Enio Manoel