Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores da região realizam protestos contra atraso no pagamento do seguro-defeso

Muitos pescadores estão passando necessidade

  • 13/01/2019
  • Foto(s): Instituto Pesca
  • Região
Pescadores da região realizam protestos contra atraso no pagamento do seguro-defeso

Desde novembro do ano passado, está proibida a pesca no Estado do Paraná, é o período da piracema, tempo de desova dos peixes. Por lei, durante esse período o pescador profissional artesanal pode solicitar ao INSS o pagamento do benefício do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, ou seja, uma espécie de auxilio, quando o pescador fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies, o valor é de um salário mínimo por mês, durante três meses, período em que se encerra o defeso.


De acordo com Flávio Kabroski, presidente da Colônia de Pescadores Z 12 de Foz do Iguaçu, apesar da manifestação pública realizada pelos pescadores na última semana, até agora eles não receberam nenhuma parcela e continuam sem uma previsão de quando será feito o pagamento do seguro desemprego. Segundo Flavio, muitos pescadores estão passando necessidade. (Flávio)


Em Guaíra a situação é a mesma, José Cirineu Machado presidente da Colônia de pescadores Z 13, convocou seus associados para uma manifestação pacifica, que acontecerá nesta segunda-feira (14) em frente a Agencia do INSS do município. A exemplo de Foz do Iguaçu o objetivo é chamar a atenção para a falta de pagamento do seguro-defeso da classe. (Cirineo)

A assessoria de imprensa do INSS relatou que problemas pontuais ocorreram devido à instabilidades nos primeiros meses de implementação do processamento automático do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), porém afirma que a situação se regularizará até o início da segunda quinzena de janeiro.


Ainda de acordo com o órgão, as consultas continuam podendo ser feitas pelo aplicativo para celulares Meu INSS, pelo Portal Mais Emprego ou diretamente com a entidade representativa do pescador.


As parcelas liberadas e as notificações geradas estarão disponíveis para consulta pelo requerente a qualquer momento, não sendo necessário se deslocar a uma unidade do INSS. Em último caso, a consulta pode ser feita também pelo telefone 135.

Fonte: Enio Manoel