Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel: Município vai multar quem não manter lotes e logradouros limpos

  • 14/01/2019
  • Foto(s): Assessoria
São Miguel: Município vai multar quem não manter lotes e logradouros limpos

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu informa que estará realizando nesta semana uma varredura em toda a cidade recolhendo resíduos provenientes de limpeza de jardins, entulhos, galhos, restos de materiais não recicláveis e afins.

De acordo com o Edital de Notificação publicado no Diário Oficial Eletrônico, após esse período, ficam notificados todos os munícipes a manterem os lotes e logradouros limpos, roçados, drenados e qualquer descarte irregular de lixos, os proprietários serão multados, o valor da multa é equivalente a 25% do valor do IPTU, conforme artigo 612 da Lei Complementar nº 02/2011 – Código Tributário.

O Governo Municipal estabeleceu um Decreto nº 056/2015 que Regulamenta os serviços de limpeza pública e coleta de lixo no município, porém muitos munícipes não estão seguindo corretamente o decreto, e isso, está gerando multa ao infrator.

A Secretaria de Meio Ambiente salienta que responsável pela coleta de lixo orgânico e lixos recicláveis, mas alguns destes serviços são prestados por uma empresa terceirizada, contratada por meio de licitação. Por exemplo, o lixo orgânico e rejeitos, que são alimentos orgânicos, papel higiênico, fraldas descartáveis, são recolhidos por funcionários do Município, com caminhão próprio da prefeitura. Já o lixo reciclável, ou seja, vidros, papel, metal e plásticos, quem realiza essa coleta é a empresa terceirizada.

Em relação às lixeiras azuis que estão espalhadas pelas calçadas do centro da cidade, são somente para pedestres depositarem o seu lixo reciclável, exemplo uma garrafa de água, papel de picolé e balas, latinhas de refrigerante, etc. Porém muitos donos dos estabelecimentos locais estão depositando os lixos gerados no comércio nestas lixeiras, e diante deste fato, o lixo fica todo acumulado em uma lixeira pequena, mas cada estabelecimento deve ter a sua própria lixeira particular, pois as azuis são públicas somente para pedestre.

Outro problema é a questão dos galhos, folhas e gramas (resíduos de jardinagem), os mesmos devem ser ensacados corretamente para posterior recolhimento. Já a poda e corte de árvores, o munícipe deve solicitar previamente por escrito na Secretaria de Meio Ambiente para o recolhimento dos mesmos. Para o grande volume de galho ou entulho, o munícipe terá que pagar uma taxa e solicitar previamente na Secretaria o agendamento da recolha, caso contrário, será multado.

O Governo Municipal pede o apoio da população para ajudar a fiscalizar e denunciar à Secretaria de Meio Ambiente, mantendo assim, uma cidade limpa.

Serviço – A Secretaria de Meio Ambiente está localizada no piso inferior do Paço Municipal, em frente ao Banco Brasil. O atendimento é das 07h30 às 13h30. Qualquer dúvida o cidadão pode entrar em contato via telefone: 3565-8179.

Fonte: Assessoria